Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.04.22 - 10h37

Prefeitura do Recife abre todas as salas de vacina da cidade para Dia D de imunização contra gripe e sarampo neste sábado (30)

img_alt

Para a ação, também funcionarão outros dois pontos volantes na cidade. Os locais funcionarão das 8h às 17h, aplicando também vacina contra covid-19. (Foto: Daniel Tavares/PCR)


Neste sábado (30), as mais de 150 salas de vacina da Prefeitura do Recife estarão abertas para o Dia D de mobilização social contra a gripe e o sarampo. Além disso, também serão montados dois pontos volantes, um no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e outro no Sítio Trindade, em Casa Amarela. Os idosos com 60 anos ou mais que ainda não receberam a vacina contra influenza e os trabalhadores da saúde que não tomaram os dois imunizantes poderão procurar o local mais próximo. Neste mesmo dia, as crianças de seis meses a menores de cinco anos também começarão a receber as duas vacinas. Todos os locais funcionarão das 8h às 17h e também vão aplicar todas as doses da vacina contra covid-19 nas pessoas a partir de 5 anos, sem necessidade de agendamento.

É importante destacar que a nova vacina contra gripe já inclui a proteção contra a cepa do vírus H3N2 (Darwin), que recentemente teve forte circulação no país, causando uma epidemia. O imunizante também contempla outras duas cepas da influenza: H1N1 e o tipo B. Já a vacina contra o sarampo é a tríplice viral, e também é eficaz contra a caxumba e a rubéola. A listagem com os locais para vacinação podem ser conferidos neste link - https://bit.ly/DiaDGripeeSarampo2022

“No fim do ano passado, nós vivemos momentos difíceis com a epidemia de influenza, quando as nossas emergências ficaram lotadas, e o número de casos e óbitos pela doença aumentaram. Por isso, mesmo os idosos, as crianças e os trabalhadores que tomaram a vacina contra gripe no final do ano passado, devem voltar aos nossos postos para receber o imunizante e se proteger contra a doença, evitando complicações”, destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Até o momento, 35.389 idosos (13,49%) e 21.366 trabalhadores da saúde (22,43%) foram vacinados contra a gripe na capital pernambucana. Já contra o sarampo, 17.171 doses foram aplicadas em trabalhadores da saúde, o que representa uma cobertura vacinal de 18,02% deste grupo, estimado pelo Ministério da Saúde. A meta é garantir proteção a pelo menos 90% dos públicos-alvos da Campanha.

Uma vez que as campanhas de vacinação contra gripe e sarampo acontecem ao mesmo tempo da vacinação contra a covid-19, é importante destacar que não há nenhum tipo de restrição na imunização para os adultos e idosos.

DOCUMENTOS – Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. 

INFLUENZA – Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

SARAMPO – O sarampo é uma doença infectocontagiosa transmitida através de secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os sintomas começam a se manifestar entre dez e 12 dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar à morte.