NOTÍCIAS

Cultura | 28.05.12 - 18h49

Peça de teatro sobre leis do trânsito é encenada para estudantes

Com a mensagem "Dê preferência à vida. Segurança é na faixa", escola municipal Padre Antônio Henrique recebe teatro educativo da CTTU

[caption id="attachment_19292" align="alignleft" width="334" caption="Até o final do semestre mais 15 escolas municipais irão receber a apresentação da peça de teatro. Foto: Luciano Ferreira"][/caption]

Nesta segunda-feira (28), cerca de 180 alunos da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, situada no bairro do Derby, aprenderam um pouco mais sobre as leis e os cuidados que se deve ter quando o assunto é trânsito, afinal é desde pequeno que se faz a prevenção. Parte da unidade educacional parou para assistir a uma peça de teatro educativa, que falou sobre uso do cinto de segurança, cadeirinha e assento de elevação, além do uso da faixa de pedestre. A peça foi preparada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

O estudante Marconi Júnior, 15, do 9º ano, assistiu à apresentação e aprendeu algumas lições sobre o tema. “Gostei da parte quando o ator fala que para atravessar a rua com criança, tem que ser de mãos dadas”. A pequena Joycilene Vicente, 14, aprendeu que “seguindo as regras de trânsito, estou poupando minha vida”. Para a professora Érica Carvalho, os alunos assimilam mais o conhecimento através do teatro. “A gente explica na aula, mas assim, com o teatro, fica mais divertido; os estudantes aprendem mais”, esclarece.

Evandro Neto, outro arteeducador da CTTU, conta que com o projeto ensina às crianças a melhor maneira de se comportar no trânsito. “A mensagem é melhor transmitida quando feito de forma lúdica”, afirma.

O projeto prioriza, ainda, a questão da acessibilidade, utilização da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), realizada pelo arteeducador Filipe Barros. Outro objetivo da apresentação é transformar os alunos em multiplicadores de informação junto aos pais e outros adultos.

Ainda na tarde de hoje (28), houve uma segunda apresentação da peça, às 14h. Para os estudantes que não puderem assistir às sessões de hoje, uma nova performance será oferecida nesta terça-feira (29), às 10h, no Instituto Nossa Senhora de Fátima, situado próximo à Praça Chora Menino, no Bairro do Paissandu. Até o final do semestre mais 15 escolas municipais irão receber a apresentação da peça de teatro.