NOTÍCIAS

| 28.05.12 - 13h48

Secretaria de Saúde promove ação de combate à hanseníase

No primeiro semestre deste ano foram registrados 200 casos da doença no Recife, sendo 25 apresentados por crianças de até 15 anos
 
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (28), no bairro do Coqueiral, mais uma ação de combate à hanseníase. A ação ocorreu próximo à Unidade de Saúde da Família Coqueiral I e II e contou com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, num total de 12 pessoas. O atendimento à população iniciou às 8h e foi até as 11h30.
Além de examinar a população, o Dia do Espelho, como está sendo chamada a atividade da prefeitura, serviu para informá-la sobre os riscos e formas de identificar a doença. “A idéia do nome é chamar à atenção para uma doença cujo espelho tem um papel importante, o de fazer as pessoas suspeitarem de alguma alteração na pele”, explicou o médico da família e comunidade, Rubem Cavalcante. Para ele, identificar a doença no início é um ponto fundamental. “Quanto mais cedo descoberta, mais fácil e menos doloroso é o tratamento. A primeira reação é uma mancha na pele, depois a perca da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A hanseníase ainda é uma doença muito marginalizada o que muitas vezes dificulta o tratamento, que é relativamente simples”, destacou o médico.
A cada três meses a Secretaria Municipal de Saúde pretende realizar o Dia do Espelho em diferentes bairros do Recife. Os interessados em obter detalhes sobre a ação ou se informar sobre as equipes de Saúde da Família e centros de saúde mais próximos, podem ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde: 0800 281 1520.