Dia Mundial de Doação de Leite é comemorado na Maternidade Professor Bandeira Filho
Nesta quarta-feira (29) a Secretaria de Saúde do Recife vai realizar uma atividade comemorativa, fechando uma série de ações relativas ao Dia Mundial de Doação de Leite (que é celebrado no dia 19/05, em mais de 24 países). O evento será coordenado pelo Banco de Leite da Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados, que concentra o estoque de leite humano obtido nos postos de coleta existentes nas maternidades Barros Lima e Arnaldo Marques.
“Formamos uma rede solidária, que também trabalha conjuntamente com outros bancos de leite públicos existentes na região metropolitana”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Tereza Freire. Segundo ela, durante todo o mês de maio foram realizadas ações de captação de doadoras, treinamentos de coleta e rodas de conversa junto aos Núcleos de Saúde da Família dos Distritos Sanitários 3, 5 e 6 (regiões onde estão instaladas as três maternidades públicas municipais), com os agentes comunitários de saúde e dentro das próprias unidades.
“A importância dessa ação é colocar para as pessoas a necessidade e a importância de doar leite. Paralelamente, acabamos incentivando o aleitamento materno, quando levamos mais informações às mulheres, mostrando a importância da amamentação para todas as crianças”, afirma ela. Foram distribuídos folhetos com um passo-a-passo para higienizar, extrair, coletar e conservar adequadamente o líquido doado, que é destinado à alimentação de prematuros e bebês recém-nascidos internados em UTI’s neonatais.
“É um trabalho muito bonito, que mobiliza as pessoas. Tivemos, por exemplo, o depoimento de uma mãe que, quando teve seu primeiro filho, precisou pedir doação de leite na vizinhança. Hoje, no segundo filho, ela está conseguindo doar, e o faz com muita alegria, por entender a importância desse gesto”, comemora Tereza.