NOTÍCIAS

Cultura | 28.05.13 - 19h57

Pluralidade das discussões marca a 5ª Conferência da Cidade

[caption id="attachment_34633" align="alignnone" width="680"] O prefeito Geraldo Julio participou da abertura da conferência. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]


A Prefeitura do Recife promoveu, entre os dias 24 e 26 de maio, a 5ª Conferência Municipal da Cidade. O encontro teve como objetivo fomentar a discussão sobre assuntos relacionados à Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; assim como dos critérios e parâmetros para o planejamento da cidade, com destaque para o Projeto “Recife 500 Anos”.

Os resultados da conferência, considerada uma das fontes de discussão sobre o planejamento da cidade, farão parte de um relatório que será apresentado nas Conferências Estadual e Nacional, que ocorrerão em setembro e novembro, respectivamente. O prazo para elaboração do documento é de dez dias e será disponibilizado para consulta no site conferenciadacidade Para a etapa estadual, 42 delegados eleitos durante o encontro representarão o Recife.

Visando qualificar os debates, a organização do evento criou grupos de trabalhos que trataram dos seguintes temas: Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; Prioridades para o Ministério das Cidades; Participação e Controle Social; Saneamento Ambiental; Mobilidade e Acessibilidade; Habitabilidade e Planejamento Territorial. Os participantes foram inscritos de ardo com suas áreas de interesse e/ou atuação.

“O compromisso dessa gestão para o processo de planejamento do Recife considera, inclusive, o horizonte de médio e longo prazo para que a gente possa definir ações estruturadoras para a cidade. Não adianta fazer intervenções pontuais, mas o Recife está precisando de um projeto mais amplo que mude o modelo atual de desenvolvimento da cidade. O ambiente da conferência nos permitiu ter uma visão diversificada, nos permitindo ter a expressão de diversas propostas e discussões. A conferência, pelas suas características, foi o primeiro momento para iniciar o debate sobre o projeto Recife 500 Anos”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e coordenador geral do evento, Antônio Alexandre.

Além das rodadas de discussões geradas nos grupos, os participantes contaram com palestras ministradas pela economista Tânia Bacelar; pela especialista em direitos humanos, Mércia Alves; com explanações feitas pela arquiteta e urbanista, Lívia Miranda e pelo secretário Antônio Alexandre, que levou ao encontro o tema “Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, Trajetória e Avanços Rumo ao Recife 500 Anos”.

Projeto Recife 500 anos - O Projeto Recife 500 Anos compreenderá uma série de propostas que já começam a ser desenhadas preparando a cidade para os próximos 24 anos, quando o Recife completará cinco séculos de existência. As ações com execuções de médio e longo prazos objetivam, sobretudo, atuações que privilegiarão a inovação e a sustentabilidade. A construção do 'Recife 500 Anos' se dará a partir de debates plurais envolvendo a população e os diversos segmentos da sociedade e a 5ª Conferência da Cidade foi o primeiro passo desta caminhada.

ASSUNTOS: