Patrimônios do Recife em exposição
Segue em cartaz, até o próximo dia 14/06, no Museu da Cidade, a exposição “Recife, Nosso Patrimônio”. A mostra, comemorativa pela passagem dos 35 anos da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), traz uma leitura da cidade pelo olhar do fotógrafo pernambucano Beto Figueiroa.
As imagens ilustram a relação de moradores com alguns dos patrimônios recifenses: pontes, praças, parques, monumentos e estátuas de poetas. São 35 pontos da cidade. Alguns são parte paisagem do Recife há mais de 200 anos, a exemplo da Cruz do Patrão.
A exposição também faz referência a um Recife em construção, com o início do serviço da coleta de lixo e a implantação de calçadas e avenidas. Algumas destas imagens de arquivo foram produzidas pelo fotógrafo europeu Alexandre Berzin. A mostra integra-se à “Recife em cantos”, também em cartaz no Museu.
Uma das responsáveis diretas pelo cuidado com os patrimônios fotografados, a Emlurb quis prestar uma homenagem à capital pernambucana. Ao mesmo tempo, buscou chamar atenção para a necessidade de que todos assumam estes patrimônios como bens coletivos. Recentemente a estátua de Ascenso Ferreira, cuja foto compõe a exposição, foi depredada, um episódio com grande repercussão na cidade.
A mostra revela, ainda, novos usos atribuídos pela população. É o que ocorre com o Arraial Novo do Bom Jesus. Marco da batalha contra os holandeses, o lugar tornou-se referência pela área de lazer que abriga, sendo também conhecido pela população como “Campo do 15”.
Serviço
Exposição: Recife, nosso patrimônio
Local: Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, São José
Telefone: (81)3355.3107