NOTÍCIAS

Cultura | 28.05.14 - 16h43

Vigilância Sanitária do Recife interdita três supermercados em um só dia

[caption id="attachment_46273" align="alignleft" width="680"] Extra, Arco-íris e Carrefour foram fechados por apresentar produtos vencidos e más condições de higiene. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde)[/caption]

O número de supermercados interditados no Recife não para de crescer. Na manhã desta quarta-feira (28), outros três estabelecimentos foram inspecionados e lacrados pela Vigilância Sanitária (Visa) do Recife, em uma ação conjunta entre Ministério Público, Procon-PE, Delegacia do Consumidor, Adagro e Ipem. Eles agora integram a lista de 16 lojas que tiveram as atividades totalmente suspensas.

Só hoje, no Extra, da Avenida Conselheiro Aguiar; no Supermercado Arco-Íris, do Ipsep, e no Carrefour, da Imbiribeira, foram apreendidos aproximadamente 642 kg de alimentos impróprios para o consumo e produtos de limpeza sem procedência. Extra e Arco-Íris ficarão fechados por até 5 dias, enquanto o Carrefour recebeu autuação para fechar por três dias.

No Extra, os inspetores do Distrito Sanitário 6 encontraram irregularidades como alimentos vencidos e impróprios para o consumo humano (carnes, laticínios, pães, massas, hortifruti, sushi, entre outros), armazenamento sob temperatura inadequada, açougue funcionando sem licença da Adagro, ausência de barreiras sanitárias, além de desorganização, falta de higiene e vestígios de roedores no depósito. No total, foram inutilizados 286,692 kg de produtos.

Já no Arco-íris, foram identificadas condições de higiene precárias, produtos sendo vendidos fora do prazo de validade, câmaras frias armazenando alimentos fora da temperatura adequada e materiais de limpeza sem procedência. Ao final da inspeção, foram apreendidos 236 kg de alimentos impróprios para o consumo e 78 kg de saneantes sem registro junto à Anvisa. O açougue do supermercado também funcionava sem licença da Adagro e apresentou diversas irregularidades quanto à higiene, barreiras sanitárias e manipulação de carnes.

O terceiro estabelecimento interditado nesta quarta, o Carrefour, foi o que apresentou a menor quantidade de produtos vencidos e impróprios para o consumo: 40,595 kg. Na padaria foram identificados pães, empadas e bolinhos fora do prazo de validade. Porém, o principal problema foi as péssimas condições de higiene encontradas no setor de hortifruti. Além de frutas e verduras podres, foram encontrados insetos, restos de alimentos, bolos e produtos em estado de putrefação.

Os três estabelecimentos têm 15 dias para apresentar defesa. Ambos responderão a processo administrativo e podem receber multa da Vigilância Sanitária do Recife, que varia entre R$ 40 e R$ 400 mil.