Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 28.05.17 - 18h17

Recife Antigo de Coração oferece diversas opções de lazer para recifenses e visitantes neste domingo (28)

img_alt

Milhares de pessoas passaram pelo evento durante todo o dia. Caruaru levou toda a cultura das festas juninas para o bairro e foi o destaque do dia (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Nem a chuva atrapalhou a animação das pessoas neste domingo (28), no Recife Antigo de Coração (RAC). Diversas atividades gratuitas, para todos das idades e perfis, ficaram divididas em polos espalhados por todo o bairro. Teve caminhada da terceira idade, muito forró, samba, brincadeiras para as crianças e prática de esportes. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, em parceria de várias secretarias municipais. 

Eliete Henrique mora no bairro da Iputinga e foi para o evento com um prosito: dançar forró. Ela não se intimidou e não parou de dançar no palco em frente ao Marco Zero. O Trio de Mala e Cuia se apresentou e fez parte de um conjunto de ações que a Prefeitura de Caruaru trouxe para o Recife Recebe, polo do RAC. Um verdadeiro arraial ficou montado no evento, com direito a artesanato, quitutes e bailarinos das tradicionais quadrilhas juninas. "Está tudo maravilhoso. Nós temos que brincar muito, sem violência. Espero que nas próximas edições tenha muito forró também", brincou.  

Durante toda a manhã, a Avenida Rio Branco recebeu as ações do novo polo social, que apresentou as iniciativas do Porto Social, aceleradora e incubadora de organizações não governamentais. A Associação Empreendeler a Lixo Amigo realizaram várias atividades e a Feirinha do Bem, com produtos das ONGs Abrigo Cristo Redentor, Projeto Amor e Esperança, Casa de Apoio Acolher com Afeto e a Creche Lar das Criançasficou aberta durante todo o dia. 

Márcia e  Dayvison Carvalho, fizeram questão de levar os filhos Ana Cecília e Pedro Manoel para conhecer o Recife Antigo de Coração. Os olhos de Pedro brilharam quando viu a exposição de carros antigos do Clube dos Automóveis de Pernambuco. O seu favorito, o Opala SS, de 1978, lembrou um carro do filme Transformers, um dos seus favoritos. "Há seis anos nós vínhamos aqui e não tinha nada nesse bairro, só a praça mesmo. Hoje, temos opções para trazer a família e fazer uma programação completa", contou.    

No polo infantil, um dos mais concorridos do evento, não faltou as brincadeiras de rua, cama elástica, loconauta, piscina de bola e os brinquedos infláveis. As pequenas irmãs Isabel Gentil, de 1 ano, e Jenifer Gentil, anos, não saiam do espaço. Elas são moradoras da Comunidade do Pilar, no Recife Antigo, e o evento é a programação delas e da família no último domingo do mês, segundo a mãe delas, Marcia Gentil.  Os esportes na rua, uma marca do Recife Antigo de Coração, também movimentou todo mundo com a prática de futebol, badminton, vôlei, parkuorslacklinerugbyvolei sentado.    

No fim do dia, foi a vez de se apresentar no palco o Maracatu Baque Mulher o Clube do Samba, comandado pela cantora KarynnaSpinelli. A sambista contou seus sucessos,recebeu vários nomes da música pernambucana e não deixou ninguém parado.