Defesa Civil - Sedec

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 28.05.22 - 11h48

Nota - Balanço das chuvas

A Defesa Civil do Recife informa que nas últimas 24h, entre as 23h da sexta-feira (27) e às 11h do sábado (28), foram registradas chuvas que chegaram a 236,01mm em alguns pontos do Recife, o equivalente a mais de 70% do previsto para todo o mês de maio, que é de 328,90 mm. Das 19h de ontem até às 10h de hoje, a Defesa Civil do Recife recebeu 198 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações para colocação de lona plástica. Até o momento foram confirmados cinco óbitos - duas crianças de 3 e 5 anos, dois homens de 18 e 47 anos e uma mulher de 32 anos -, devido a deslizamentos de barreira no Córrego do Jenipapo, Lagoa Encantada e Sítio dos Pintos. As equipes devem ser acionadas pelo telefone 0800 081 3400.

O Samu Metropolitano do Recife recebeu 57 chamados nas últimas horas, sendo 26 para atendimentos na capital pernambucana, 22 para Jaboatão dos Guararapes e 9 em Camaragibe.

A Secretaria de Educação do Recife abriu 14 escolas e creches da rede municipal de ensino para abrigar as famílias desabrigadas em função das chuvas. São elas: Escola Municipal Célia Arraes (Várzea), Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga), Escola Municipal Casarão do Barbalho (Detran), Escola Municipal São Cristóvão (Guabiraba), Escola Municipal Mathias Delgado (Jardim São Paulo), Escola Municipal Água Fria, Escola Municipal Campina do Barreto, Escola Municipal Marluce Santiago (Passarinho), Escola Municipal Alto da Bela Vista (Alto da Bela Vista), Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro), Creche Santa Luzia (Torre), Creche Rosa Selvagem (UR-7/Várzea) e Creche Miguel Arraes (Roda de Fogo). Já a Secretaria de Educação de Pernambuco abriu as Escola De Referência Silva Jardim (Monteiro) e Escola De Referência Jarbas Pernambucano (Cajueiro) para receber as famílias que necessitam de abrigo.

Entre 18h da sexta-feira e 6h deste sábado, a CTTU informa que não houve sinistros de trânsito com vítimas. No período, foram registradas seis ocorrências com semáforos, que estão sendo atendidas pelas equipes técnicas.  

A Emlurb informa que foram registradas 20 ocorrências com queda de árvores e galhos da sexta até agora, sendo 14 delas já concluídas pelas equipes do órgão e as outras seis estão com o serviço em andamento.

AÇÃO INVERNO 2022 - Para este ano de 2022, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 148 milhões na Ação Inverno, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado. A iniciativa inclui obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento.