Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Ação Inverno | 28.05.22 - 10h44

Prefeitura do Recife ativa Plano de Contingência, mobiliza 3 mil servidores e abre escolas para abrigar famílias

Prefeito João Campos anunciou medida na manhã deste sábado (28). Nas últimas 96 horas, em algumas localidades da cidade foram registrados 428mm de chuvas. Gestão municipal enviou SMS para mais de 32 mil famílias que moram em áreas de risco

Em função das fortes chuvas que precipitaram no Recife nas últimas horas, o prefeito João Campos ativou o Plano de Contingência municipal e todos os protocolos para mitigar os efeitos na cidade. Para tanto, mais de 3 mil servidores de várias secretarias e órgãos municipais, como Defesa Civil, Samu Metropolitano, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, CTTU, Emlurb, Guarda Municipal, dentre outros, estão atuando de maneira permanente. Também foi autorizado a abertura de escolas situadas nos locais mais críticos para reforçar o abrigamento das famílias. A gestão municipal solicita que os moradores que vivem em áreas de risco, como morros e encostas, deixem os locais e procurem casas de parentes e amigos ou utilizem os abrigos municipais Irmã Dulce e Emergencial, ambos localizados no bairro de São José. O objetivo, segundo João Campos, é preservar vidas.

“O Recife e a Região Metropolitana estão sendo atingidos por um fenômeno extremamente rigoroso, conhecido como Ondas de Leste. Nós temos, em algumas localidades da cidade, um acúmulo de 428mm nas últimas 96h. Nós ativamos o Plano de Contingência. São mais de três mil profissionais da Prefeitura atuando de maneira permanente. Nós estamos abrindo as escolas nos locais mais críticos para reforçar o abrigamento dessas famílias. É fundamental que o nosso foco esteja prioritariamente em salvar vidas. A gente pede a sua ajuda e a sua colaboração”, afirmou o prefeito João Campos. 

Devido ao cenário meteorológico, na tarde de ontem a Prefeitura do Recife emitiu um alerta, via SMS, para mais de 32 mil famílias que moram em áreas de risco, comunicando sobre a da saturação do solo e da possibilidade de chegada de novas chuvas. O comunicado também orientou a população a redobrar os cuidados e procurar um local seguro para se proteger. Das 19h da sexta (27) às 5h20 do sábado (28), a Defesa Civil do Recife recebeu 49 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas. As equipes devem ser acionadas pelo telefone 0800 081 3400.

Entre 18h da sexta-feira e 6h deste sábado, a CTTU não houve sinistros de trânsito com vítimas. No período, foram registrados 18 pontos de alagamento e seis ocorrências com semáforos, que estão sendo atendidas pelas equipes técnicas. A Emlurb informa que foram registradas 14 ocorrências com queda de árvores e galhos da sexta até agora. Doze delas já foram concluídas pelas equipes do órgão e as outras duas estão com o serviço em andamento.

AÇÃO INVERNO 2022 - Para este ano de 2022, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 148 milhões na Ação Inverno, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado. A iniciativa inclui obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento.