Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.05.23 - 22h30

Mutirão Todos Pelo Recife leva serviços ao bairro dos Coelhos

img_alt

Iniciativa da Prefeitura, realizada neste sábado (27), contou com ações de saúde, emissão de documentos e implantação de sinalização viária. Prefeito João Campos acompanhou o trabalho das equipes da Prefeitura e visitou as obras de requalificação de espaços públicos na localidade (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

 


Buscando ampliar a presença de ações municipais nas localidades, oferecendo um grande cardápio de serviços públicos e melhorando a qualidade de vida das pessoas, a Prefeitura do Recife iniciou, neste sábado (27), os mutirões do Todos Pelo Recife. A iniciativa consiste em mais uma etapa do programa de escuta popular da cidade e vai concentrar ações de diversas secretarias municipais durante o dia, promovendo transformações urbanas e sociais nas áreas contempladas. O primeiro local a receber foi a comunidade dos Coelhos, localizada no bairro de mesmo nome. A iniciativa, que ocorreu hoje, das 8h às 14h, na Escola Municipal dos Coelhos e na Unidade de Saúde da Família Coelhos I, contou com a presença do Prefeito João Campos.

 

“O mutirão vai acontecer pela cidade inteira, levando serviços de saúde, marcação de exames, consultas, sala do empreendedor, espaço de recreação, além de obras de manutenção que acontecem no entorno do mutirão. Assim, a gente atende às necessidades das pessoas. Só pela manhã, já foram 1.200 atendimentos. Hoje, o mutirão está aqui, mas vamos levá-lo para a cidade inteira”, ressaltou João Campos.

 

O mutirão Todos Pelo Recife reuniu ações das secretarias de Saúde, da Mulher, de Educação, de Trabalho e Qualificação Profissional, de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, de Meio Ambiente e Sustentabilidade, dos Direitos dos Animais, além do Procon Recife, da Autarquia de Manutenção e Limpeza (Emlurb) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e demais órgãos.

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre drogas, Ana Rita Suassuna, ressaltou a importância de levar diversos serviços essenciais para dentro dos diversos territórios da cidade. “O mutirão oportuniza e facilita o cidadão a ter acesso aos serviços da Prefeitura. Na área da nossa secretaria, estamos fazendo serviços super importantes para resolver documentações. Isso é a Prefeitura chegando junto de quem mais precisa do poder público”, enfatizou.

 

Além da prestação de serviços, as comunidades também são contempladas com a requalificação de espaços públicos escolhidos a partir da escuta ativa junto aos moradores. Nos Coelhos, a obra selecionada, a partir de uma reunião entre a Prefeitura e a população, foi a revitalização da Praça Matarazzo, que já está em curso. Além disso, no Beco do Esparadrapo e na Rua Prefeito Jorge Martins estão sendo feitas a limpeza manual e mecanizada com hidrojateamento na rede de microdrenagem, implantação de tubulações, troca de elementos de drenagem e operação tapa buraco. Essas ações representam um investimento na ordem de R$ 915 mil. 

 

Marlene Caetano, de 69 anos, empregada doméstica, é moradora da Rua Prefeito Jorge Martins e celebra as melhorias que as obras vão trazer para sua família e seus vizinhos. “A rua fica cheia de lama e com um mau cheiro muito grande. Com essas obras, as coisas vão melhorar muito para todo mundo, vai resolver esse problema”, comemorou a moradora. 

 

Na Escola Municipal dos Coelhos, a população ainda teve acesso a vacinas e atualização do cartão de imunização, práticas integrativas, avaliação física e nutricional, exame de mamografia, testagem de infecções sexualmente transmissíveis e consultas nas especialidades de clínica médica, dermatologia e oftalmologia. A triagem dos pacientes foi feita por uma equipe de enfermagem da secretaria municipal de Saúde. Já na USF Coelhos I, foram oferecidos serviços de farmácia, citologia e odontologia. Equipes de vigilância ambiental e animal ainda fizeram ações preventivas contra arboviroses e vacinação antirrábica de animais.

 

A CTTU também esteve no local para manutenção de faixas de pedestres e de sinalização horizontal e vertical na área. O serviço será importante, porque o local abriga uma escola de anos iniciais - com crianças e responsáveis transitando a pé diariamente - além do Imip, que é um ponto de interesse de muitas pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida. A Secretaria da Mulher disponibilizou a Unidade Móvel de atendimento para vítimas de violência doméstica e de gênero e realizou panfletagem sobre prevenção, além de cadastramento de mulheres da localidade na Rede de Artesãs.

 

Já o Procon Recife ofereceu atendimento jurídico, espaço para denúncias, dúvidas e orientações aos consumidores. Os moradores também puderam buscar orientação jurídica, realizar reclamações e denúncias sobre compra de produtos, cobrança de taxas indevidas, serviços prestados pelas operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, instituições bancárias e outras empresas.

 

Quem estava à procura de uma oportunidade de trabalho e geração de renda, pôde acessar serviços da Agência do Emprego e da plataforma GO Recife, com o auxílio de servidores da Prefeitura, como foi o caso de Roseane Francisca, 52 anos. “Vim aqui procurar um emprego, faz muito tempo que estou atrás e não consigo.Foi muito bom ter esse mutirão no meu bairro, a gente precisava disso”, comentou.

 

A secretária do Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves, destaca a importância da ação da Prefeitura do Recife. “O mutirão é uma forma de aproximar o cidadão da Prefeitura e de diversos atendimentos importantes. Muitas pessoas têm dificuldade de acessar esses serviços por vários motivos. Estamos aqui com os profissionais do Qualifica Recife, Sala do Empreendedor e Agência de Emprego. É uma variedade de serviços no bairro onde as pessoas moram, tudo em um só lugar”

 

Os moradores do bairro dos Coelhos também contaram com corte de cabelo, design de sobrancelhas e massoterapia. Edneia Maria da Silva, 69 anos, aproveitou os serviços de saúde e estava na fila para fazer design de sobrancelhas. “Vim ficar bonita também. Estou feliz que só. É tão difícil ter acesso a esses serviços e só assim para a gente conseguir fazer isso tudo de uma vez”, explica Edneia.

 

Já os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas promoveram a atualização e inclusão de cadastros no programa federal CadÚnico, bem como a emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, certidões de casamento, de nascimento e de óbito e outros documentos.

 

Rosangela do Nascimento Barbosa, 56 anos, celebrou o mutirão, aproveitando os serviços de cadastro no programa federal CadÚnico. “Eu estou muito feliz desse mutirão começar nos Coelhos. Tem uma variedade de serviços, tem muita coisa. O bairro todo está feliz”, disse.