NOTÍCIAS

Cultura | 28.06.11 - 16h52

Banda Sinfônica encerra festejos juninos do Recife

Concerto marca o encerramento dos Festejos juninos na Cidade e conta com a participação especial de Teresinha do Acordeom uma das homenageadas do São João do Recife este ano.

Por Edileusa Batista

Grandes sucessos musicais do ciclo junino serão apresentados pela Banda Sinfônica do Recife, durante o quarto concerto da temporada 2011, nesta quinta-feira (30), a partir das 20h, no Teatro Santa Isabel. A apresentação, sob a regência do Nenéu Liberalquino, marca o encerramento dos Festejos juninos na Cidade e conta com a participação especial de Teresinha do Acordeom (cantora e instrumentista), uma das homenageadas do São João do Recife este ano.

No repertório da banda Sinfônica desfilam alguns dos maiores sucessos musicais do ciclo junino, como a coletânea “Gonzaga em Tom Maior”, integrada pelas canções “Asa Branca” e “Baião”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e “A Volta da Asa Branca” de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. O concerto é aberto ao público e ainda apresenta as músicas: “Vozes do Agreste” (E. Villani-Côrtes), “In Flight” (Samuel R. Hazo) e “Second Suite for Band” (Alfred Reed).

Teresinha do Acordeom amplia as apresentações do ciclo junino, interpretando “Xoteando em Salgueiro”, composta em parceria com Lula do Acordeon, “Estrada de Canindé”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, “Olha pro Céu”, de Luiz Gonzaga e José Fernandes, e “Brincadeira na Fogueira”, de Antônio Barros.

A Banda Sinfônica, importante instituição cultural do Recife, foi fundada em 1958 é ligada à Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Suas apresentações são marcadas por repertórios clássicos, eruditos e populares, brasileiros e internacionais. A programação da temporada 2011 prevê três ou quatro apresentações mensais, incluindo concerto oficial e exibições em comunidades, escolas, universidades e outras instituições.