NOTÍCIAS

Cultura | 28.06.13 - 09h58

Defesa Civil do Recife participa de seminário sobre Gestão de Riscos de Desastres

[caption id="attachment_35684" align="alignnone" width="680"] Encontro foi realizado pelo Banco Mundial, com apoio da Agência Pernambucana de Águas e Clima e da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos. (Foto: Antônio Tenório/PCR)[/caption]

O modelo de gestão de risco adotado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec/Recife), foi abordado durante o seminário promovido pelo Banco Mundial, com apoio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE), nesta quinta-feira (27). A gerente de Atenção Social da Sedec, Keila Ferreira, apresentou as metodologias e as ações desenvolvidas pelo órgão no enfrentamento às situações de vulnerabilidade em áreas de morro.

“A nossa atuação é permanente e está estruturada em atividades de prevenção, de emergência e de reabilitação, que são distribuídas ao longo do ano”, explicou Keila. A estratégia de administração de proximidade adotada pela Secretaria-Executiva de Defesa Civil, a partir dos escritórios descentralizados, com o objetivo de otimizar o monitoramento das localidades vulneráveis a deslizamentos na cidade do Recife e os procedimentos para identificação e análise de risco foram alguns dos tópicos abordados.

Além disso, foi destacada a importância das atividades informativas realizadas nas comunidades com o propósito de estimular a participação dos moradores no processo de percepção de risco e torná-los agentes ativos na prevenção de desastres. “A partir desse modelo de gestão de risco, desenvolvemos o nosso papel de agentes da Defesa Civil, nos preparando para enfrentar os fenômenos causadores de desastres e salvar vidas”, concluiu a gerente de Atenção Social da Sedec.