Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 28.06.18 - 19h36

Show de Prevenção às Drogas mobiliza adolescentes no Compaz Ariano Suassuna

img_alt

Alunos de 12 a 17 anos brincaram, conversaram sobre sonhos e sobre a necessidade de prevenir o uso de drogas (Foto: Antônio Tenório/PCR)s

 

Na tarde desta quinta-feira (28), alunos da Escola Pintor Lauro Villares, que fica na comunidade de Roda de Fogo, participaram do Show de Prevenção às Drogas no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro. O evento faz parte da Semana de Políticas Públicas sobre Drogas do Recife e foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod).

Na ocasião, Carla Cavalcante*, de 17 anos, contou que teve a vida afetada pelo envolvimento de seus familiares com as drogas. “Sinto muita falta dos meus irmãos depois que eles precisaram fugir e traficar porque estavam com dívida no tráfico. Sinto saudade deles, mas sei que eles não têm como voltar pra casa. Por isso digo aos meus colegas que não se envolvam com isso e acho importante conversas como a que tivemos hoje”, disse a adolescente.

O gerente de Prevenção da Sepod, Flaviano Damacena, destacou a importância de realizar esse tipo de abordagem com os jovens. “Nessa idade em que as novidades começam a aparecer, eles ficam muito vulneráveis; por isso precisamos trazer informações para prevenir o uso abusivo. Hoje tivemos um público animado e isso é importante para que o trabalho seja efetivo”, disse o gestor, que ainda explicou que o Show da Prevenção faz parte do Programa Mobiliza Recife de prevenção às drogas com crianças e adolescentes das comunidades do Recife.

A professora Sandra do Nascimento também destacou a importância da ação já que é alto o índice de consumo de drogas na comunidade em que a unidade escolar está inserida. “O entorno da nossa escola tem muito tráfico, muitos pais consomem drogas e bebidas alcoólicas, e o envolvimento de alguns alunos termina sendo inevitável. Por tudo isso, acho que os estudantes precisam ter acesso ao conhecimento e o evento de hoje possibilitou isso”.

PREVENÇÃO – Iniciada no último sábado (23), a Semana de Políticas Públicas sobre Drogas trouxe diversas atividades de prevenção com crianças e adolescentes. Nessa quarta-feira (27), mais de cem alunos participaram do Projeto Descolado, que acompanha adolescentes do 6º ao 9º ano para construção de um plano que identifica os seus sonhos e, com isso, trabalha a prevenção ao uso abusivo de drogas. Nesta sexta-feira (28), haverá atividades de prevenção na Casa de Acolhida Novos Rumos, na Tamarineira, onde adolescentes de 12 a 17 anos participarão de atividades lúdicas e uma roda de diálogos.

* Nome fictício para preservar a identidade da entrevistada