Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.06.21 - 19h30

No Dia do Orgulho, PCR conclui ciclo de qualificação profissional com pessoas LGBTI+

img_alt

Realizados no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+, os minicursos de qualificação profissional formaram 30 pessoas em dois meses. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Nesta segunda-feira (28), data em que se comemora o Dia do Orgulho LGBTI+, a Prefeitura do Recife conclui o ciclo de minicursos de qualificação profissional no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+, na Boa Vista. No total, 30 pessoas estão concluindo a formação nas áreas de manicure e pedicure, corte de cabelo com máquina e design de sobrancelhas.
 
O primeiro módulo do minicurso começou em 17 de maio e foi até o dia 25 do mesmo mês, tendo duração total de 50 horas. Com a turma reduzida em razão da pandemia, o momento contou com dez pessoas para a formação de manicure e pedicure. O segundo e terceiro módulo, respectivamente, começaram no dia 31 de Maio e se estenderam até 14 de Junho - formando mais 20 pessoas, dez em cada turma, em design de sobrancelha e corte de cabelo com máquina. A carga horária é a mesma para todos.
 
Ao fim de cada minicurso, os participantes recebem o certificado profissional e um kit com as principais ferramentas de trabalho. Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP), Adriana Rocha, o incentivo à autonomia financeira também é uma estratégia eficiente para enfrentar um dos maiores problemas do Brasil: a violência contra pessoas LGBTI+. Em sua opinião, essas pessoas se localizam em um dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, especialmente as pessoas trans, e precisam que o poder público tenha um olhar sensível e acolhedor.
 
"Nossa missão é diminuir a distância entre essa população e o mercado formal de trabalho - o qual se afasta, muitas vezes, por causa do preconceito e da discriminação. Por isso a promoção dos minicursos de qualificação são uma forma de gerar oportunidades de empreender e destacar diferenciais no currículo”, comenta Adriana. Nessa perspectiva, as pessoas beneficiadas neste ciclo de formação também recebem uma aula dedicada a noções básicas sobre empreendedorismo e ainda orientações de como se formalizar Micro Empreendedor Individual (MEI).
 
Fruto da parceria entre a STQP e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), a ação de formação através de minicursos foi direcionado a população LGBTI+ que recebe assistência no aparelho da Prefeitura do Recife, responsável pelo atendimento e acolhimento desses munícipes. “Essa parceria promove a transversalidade da política pública, garantindo cidadania, resgatando a autoestima e diminuindo as violências sociais da população LGBTI+, além de fortalecer as políticas públicas e promoção de direitos”, completa a gerente de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS), Luciana Silva.