NOTÍCIAS

Cultura | 28.07.14 - 14h34

Compaz do Cordeiro vai receber nome do escritor Ariano Suassuna

[caption id="attachment_47730" align="alignleft" width="680"] Anúncio foi feito pelo prefeito na manhã desta segunda (28), em entrevista à JC News. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]


O prefeito Geraldo Julio anunciou, na manhã desta segunda-feira (28), durante entrevista à Rádio JC News (90,3 FM), que o Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Cordeiro receberá o nome do escritor paraibano Ariano Suassuna. O dramaturgo, recifense de coração, faleceu na última quarta (23), aos 87 anos.

"O Compaz é um espaço de cultura, atividade social, tudo o que Ariano defendeu a vida inteira. Por isso, o primeiro equipamento do tipo que vamos entregar não poderia receber nome melhor. Perder esse grande artista é muito difícil, porque não conseguimos vincular a imagem dele ao que é triste. A homenagem que fazemos é importante porque, antes de tudo, Ariano foi um ser humano que nos trouxe muita felicidade, não só como artista; ele era um militante político atuante", disse Geraldo Julio.

Compromisso fixado no Programa de Governo do prefeito, o Compaz do Cordeiro está com 71% da obra concluída. O equipamento, localizado em um terreno de 17 mil metros quadrados, no cruzamento das Avenidas Abdias de Carvalho e General San Martin, vai atender pessoas de todas as idades, com foco nos jovens, através de cursos de capacitação, oficinas e uma biblioteca. Com investimentos previstos na ordem de R$ 7,7 milhões, o Compaz do Cordeiro será entregue em dezembro deste ano.

Quando estiver em pleno funcionamento, o espaço vai dispor de ginásio coberto, piscina, campo de futebol, quadra de tênis e pista de skate; além de uma videoteca, ludoteca, audioteca e um auditório para 180 lugares. Serão oferecidos os serviços do Procon, Expresso Cidadão, mediação de conflitos e apoio psicossocial. Entidades como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça atuarão no local. A meta da Prefeitura do Recife é entregar cinco "fábricas da cidadania" como essa até o final da gestão.