NOTÍCIAS

| 28.07.15 - 09h54

Mãe Conectada é o projeto vencedor da categoria Mãe Coruja, no concurso Hacker Cidadão

O projeto de aplicativo, criado na Campus Party, oferece, principalmente, informações para mães de primeira viagem

No último sábado (25), a Prefeitura do Recife divulgou os vendedores do concurso Hacker Cidadão. O vencedor da categoria Mãe Coruja, programa da Secretaria Municipal de Saúde, foi o estudante de Ciências da Computação Otacílio Manoel dos Santos Neto. ele apresentou o projeto de aplicativo Mãe Conectada, que é destinado, principalmente, às mamães de primeira viagem, oferecendo informações sobre os sintomas da gravidez, a melhor maneira de armazenar o leite para ser doado e outras dicas para ajudar a mulher nesta fase.

“Eu vi projetos que julguei até melhores que o meu, mas acredito que o diferencial foi justamente suprir a necessidade das mulheres acompanhadas pelo serviço", disse Otacílio, que participou da Campus Party pela segunda vez. "Ainda pretendo aperfeiçoar a ideia, colocando um site vinculado ao aplicativo e criar uma maneira para avisar às mães sobre exames e consultas médicas agendadas”.

Ao todo, 56 projetos foram apresentados e 7 (sete) deles contemplaram o Programa Mãe Coruja Recife. O concurso Hacker Cidadão expôs as dificuldades enfrentadas pelos moradores do Recife para que os participantes da Campus Party apresentassem soluções a partir de ferramentas tecnológicas. A próxima etapa será a avaliação dos produtos criados pelos campuseiros, em que a equipe do Programa vai escolher qual o projeto mais adequado à Rede Municipal de Saúde e aos seus usuários.

MÃE CORUJA RECIFE: O Programa Mãe Coruja Recife é um programa de caráter intersetorial e Atenção Integral à Mulher Gestante durante o pré-natal, parto e pós-parto e ao seu (sua) filho (a) do nascimento aos 5 (cinco) anos de idade. A Secretaria de Saúde do Recife conta com sete espaços Mãe Coruja,nos seguintes bairros: Água Fria, Santo Amaro, Macaxeira, Cohab, Torrões, Joana Bezerra e San Martin. Já são 1.156 mulheres cadastradas no Programa e 379 crianças, que serão acompanhadas até os 5 anos de idade. Desde 2014, foram entregues 550 kits com fraldas, banheiras e itens de enxoval do bebê - os kits são entregues para mães que realizarem, no mínimo, 7 consultas pré-natais.