CTTU inicia mudanças na circulação da Avenida Norte neste sábado (30)
A primeira intervenção vai eliminar os giros à esquerda realizados no cruzamento com a Avenida Cruz Cabugá. A medida faz parte de uma série de alterações que serão implantadas na via
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), vai implantar a primeira mudança de circulação da Avenida Norte neste sábado (30). O objetivo da ação é promover maior fluidez no tráfego da Avenida Norte e da Avenida Cruz Cabugá, ao alterar a circulação de veículos no cruzamento das vias. Com a proibição dos giros à esquerda na área, será possível reprogramar os semáforo no cruzamento, facilitando o trânsito no local. A medida vai beneficiar o transporte público que circula nestes dois corredores, inclusive o BRT, e os pedestres, que vão ter mais segurança para realizar a travessia. A ação é a primeira de uma série de intervenções que serão realizadas na via, nos cruzamentos com a Rua Marquês do Paraná e com a Avenida Professor José dos Anjos.
Os condutores que vêm de Olinda pela Avenida Cruz Cabugá e querem se dirigir ao centro pela Avenida Norte não poderão mais fazer a conversão à esquerda, devendo realizar o giro de quadra por qualquer uma das ruas após o cruzamento. A CTTU aconselha que o giro de quadra seja feito pela Rua Pedro Afonso, onde será instalado um semáforo na interseção com a Rua Treze de Maio - via já semaforizada no cruzamento com a Avenida Norte, o que torna mais fácil o acesso do condutor.
Já quem estiver na Avenida Cruz Cabugá, no sentido Olinda, e quiser acessar a Avenida Norte no sentido subúrbio, deverá antecipar a entrada pela Rua Vinte e Quatro de Agosto, que passará a ser mão única no sentido centro e terá o estacionamento proibido dos dois lados. A Semoc também analisa mudanças no comércio existente na via e já discute soluções com os comerciantes. No final dessa via, o canteiro central da Avenida Norte foi removido pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e um semáforo foi implantado, para possibilitar que os condutores dobrem à esquerda para seguir no sentido subúrbio. Tal medida também dá mais segurança na travessia dos pedestres. Os giros à esquerda de quem segue pela Avenida Norte e quer acessar a Avenida Cruz Cabugá não serão alterados, uma vez que já não são permitidos atualmente.
As mudanças foram feitas baseadas em estudos e simulações de tráfego, o que dá mais segurança na implantação das alterações. Para João Braga, secretário de Mobilidade e Controle Urbano, a medida vai beneficiar a mobilidade no local. "Com a retirada dos giros à esquerda nós vamos conseguir facilitar a fluidez das vias, o que beneficia diretamente o transporte público de passageiros. Dessa forma, milhares de pessoas diminuem o tempo gasto para circular na área", destaca.