Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.07.16 - 19h04

Manicures recebem capacitação para prevenir hepatites virais

img_alt

PCR oferece testes rápidos e vacina para a doença (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado nesta quinta-feira (29), foi marcado por uma capacitação voltada para as manicures, promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife. O evento, que aconteceu na manhã de hoje, no Forte das Cinco Pontas, teve como objetivo chamar atenção para os cuidados que a sociedade deve ter para evitar os vários tipos da doença.

Para o coordenador do programa de DST/Aids do Recife, Alberto Enídio da Silva, a capacitação das profissionais visa atingir outras mulheres. “Além de trabalharem diretamente com instrumentos transmissores dos vírus, as manicures serão multiplicadoras das informações, porque elas estão na casa das clientes”, disse Alberto.

Na ocasião, a enfermeira e facilitadora da capacitação, Rafaela de Sá, falou sobre os cuidados que as manicures devem ter ao usar alicates, afastadores e até serra de unha (de alumínio). “Primeiro, é importante que cada pessoa utilize o seu material. Não é recomendável apenas a limpeza com água e sabão. Se a profissional não tiver uma estufa, ela pode utilizar uma panela de pressão para esterilizar”, orientou Rafaela. Durante o evento, foram disponibilizadas doses da vacina contra hepatite B para os participantes.

“É só colocar um pouco de água dentro da panela, colocar um suporte perfurado, que fique cerca de 6 cm acima do nível da água, e deixar o objeto em cima, enrolado por um papel alumínio. Quando começar a sair o vapor, conta 15 minutos e desliga o fogo. Depois disso, espera a pressão sair, tira o objeto e enxuga”, explicou a enfermeira.

A manicure Cátia Souza, de 36 anos, já usa uma estufa em casa, para higienizar os materiais, mas foi para a capacitação porque acha que pode aprender mais de uma técnica. “Lavo com água e sabão, álcool e depois ainda coloco na estufa. Peço sempre para que as clientes levem o seu alicate, mas quase nunca elas levam”, contou Cátia.

Dados – No Recife, entre os anos de 2010 e 2016, foram notificados 3.289 casos de hepatites virais, com maior concentração dos casos para hepatite C (1.566) seguida pela hepatite B (1.208) e hepatite A (512), respectivamente.

Assistência – A rede municipal oferece testes rápidos para hepatites B e C na unidade de referência – Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Gouveia de Barros, no Largo de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista. Além disso, disponibiliza nas unidades de saúde vacina para hepatite A, para crianças de até dois anos, e hepatite B, para pessoas de qualquer idade. Esta última deverá ser feita em três doses, como preconiza o Ministério da Saúde, para garantir imunidade.