NOTÍCIAS

Defesa Civil | 28.07.17 - 18h20

Balanço de chuvas

A Prefeitura do Recife informa que com a continuidade das chuvas durante a tarde desta sexta-feira (28), foi registrado um volume de 75 milímetros de chuvas na capital pernambucana, das 17h da quinta-feira (27) às 17h da sexta-feira (28). O valor é o previsto para cinco dias, em apenas 24h. O acumulado de chuvas no mês de julho já chega a 440 milímetros, o que representa quatro vezes mais do que o registrado em julho do ano passado. A Prefeitura do Recife disponibilizou um efetivo de mais de 600 profissionais em toda a cidade, especialmente nas áreas de trânsito, drenagem e monitoramento de áreas de risco, para minimizar os efeitos da chuva.

Na manhã de hoje, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) renovou o alerta de chuvas moderadas e fortes para as próximas 24 horas. A Defesa Civil orienta moradores de áreas de risco a procurarem abrigo em locais seguros, em caso de necessidade. Nas últimas 24 horas, a Defesa Civil recebeu 75 chamados de rotina para vistorias e colocação de lonas plásticas. Cerca de 120 profissionais atuam nas áreas de risco e no monitoramento das chuvas. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do Fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

ÁRVORES – A Emlurb registrou três ocorrências envolvendo árvores nesta sexta-feira. As ocorrências foram na Rua da Aurora, em Santo Amaro; na Estrada do Arraial, Tamarineira; e na Avenida Beberibe, Encruzilhada. Todas foram finalizadas. O órgão conta com um efetivo de aproximadamente 60 pessoas de prontidão voltado para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

DRENAGEM - A Emlurb atua para diminuir os transtornos causados pelas chuvas e monitora os pontos de acumulo de água na cidade. Desde o início das chuvas, as equipes do órgão reforçaram as ações nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas. Nesta sexta-feira (28/7), foram mobilizadas cerca de 260 pessoas para o trabalho de drenagem, além de quatro caminhões equipados com jatos para a sucção da água em diversos pontos.

TRÂNSITO – Equipes formadas por cerca de 150 agentes e 100 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, quatro equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras. Dois guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De 0h até as 17h, 23 acidentes foram registrados, dos quais 20 foram sem vítimas e apenas três com vítima. Não houve registros de ocorrências com vítima fatal. O número de acidentes foi dentro da média esperada para o período. No mesmo intervalo, 23 semáforos apresentaram falhas, dos quais 20 já foram normalizados. Quanto aos demais, equipes técnicas da CTTU já estão em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.