Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 28.07.21 - 09h40

PCR abre consulta pública para novo Plano Municipal de Assistência Social

A consulta pública é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política Sobre Drogas e pode ser feita por qualquer cidadão recifense, de forma online e remota, pelo site do Conecta Recife

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política Sobre Drogas (SDSDHJPD), abriu consulta pública para atualização do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS). Agora é a vez da sociedade civil participar na atualização do documento e para isso, a equipe da SDSDHJPD lançou uma plataforma online, ancorada no site do Conecta Recife, para instigar uma maior participação e aproximar o debate social da população. Os recifenses que desejam indicar melhorias ao plano que vai nortear a execução da Assistência Social da cidade pelos próximos quatro anos, 2022 a 2025, podem acessar até o dia 15 de agosto o link: https://conectarecife.recife.pe.gov.br/plano-municipal-de-assistencia-social

“Para a política pública ser efetiva, ela precisa da participação e da sociedade civil. O método escolhido para ouvir a população foi o mais seguro possível, diante da pandemia que estamos passando. A consulta pública online irá nos permitir obter a opinião das pessoas e isso poderá nortear um Plano Municipal  da Assistência Social participativo. Por isso, é muito importante que todos que queiram melhorias no plano participem e contribuam”, reforça a secretária Executiva da Assistência Social do Recife, Geruza Felizardo. 

Pelo formato digital, até quem já participou de discussões poderá revisar e pontuar ações, já que de maio a junho, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política Sobre Drogas realizou 20 encontros virtuais com usuários, trabalhadores, conselheiros e gestores da assistência social e outras políticas públicas. Na ocasião, esses grupos fizeram indicações de mudanças e avanços no plano.

O Plano Municipal de Assistência Social é um planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da política pública de assistência social. Depois de recebidas as sugestões populares, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social vai compilar as informações e apresentar no pleno do Conselho Municipal de Assistência Social, previsto para o mês de Setembro. Sendo aprovado, o documento será divulgado no Diário Oficial.