Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 28.07.23 - 12h30

Taxistas do Recife poderão ser atendidos pela CTTU de maneira totalmente online

img_alt

Serviços de recadastramento de permissionários e condutores auxiliares, além de solicitação de isenção de ICMS poderão ser feitos de forma remota. (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)

 

Para garantir um atendimento mais rápido e praticidade aos cidadãos, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Empresa Municipal de Informática (Emprel), vai disponibilizar, a partir da terça-feira (1º), diversos serviços online para os taxistas. Serão ofertados o recadastramento dos taxistas permissionários e condutores auxiliar, além de solicitação de isenção de ICMS.

No mês de agosto, os proprietários de veículos com a placa terminada em 7 estão convocados para realizar o seu recadastramento e já podem fazer de forma online acessando o site da CTTU. Dessa forma, esses profissionais não precisarão mais comparecer ao atendimento presencial na sede da CTTU. Ao todo, mais de 9 mil taxistas serão beneficiados e a regularização do serviço será simplificada e mais rápida. Caso os cidadãos prefiram o atendimento presencial, o agendamento poderá ser feito normalmente no site cttu.recife.pe.gov.br.

Todos os serviços serão feitos de forma online, anexando a documentação para receber, via e-mail, o documento solicitado, que poderá ser disponibilizado em até um dia útil, a depender do serviço. No caso do recadastramento de condutor auxiliar que, antes, demorava, em média, 15 dias, tomará, no máximo, um dia útil a partir da entrega dos documentos corretos.

A única demanda que o taxista precisará realizar presencialmente será a vistoria do veículo quando o serviço demandar. A vistoria pode ser feita na sede da CTTU, com agendamento pelo site, ou nas empresas credenciadas. Somente com o laudo de vistoria aprovado, o condutor poderá solicitar o serviço de forma online.

Todos os serviços serão entregues em, pelo menos, metade do tempo do formato presencial. No caso do recadastramento credencial de táxi, que durava 10 dias úteis, o serviço será completado em três dias úteis. Os grandes benefícios, serão os serviços de Emissão de Certidão para isenção de ICMS, que será finalizado em até dois dias úteis e a de recadastramento de condutor auxiliar, que será feito em apenas um dia útil.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – A CTTU tem investido massivamente em ações que modernizem os serviços realizado pelo órgão para os cidadãos, como o agendamento online pelo site para serviços de retirada de credenciais de estacionamento especial, recursos de infrações e credenciamento anual de taxistas, como intuito de reduzir o tempo de espera do cidadão. Agora, nem mesmo ir até a sede da CTTU os cidadãos precisam, pois a maioria dos serviços já estão sendo automatizados – como a emissão de credencial de estacionamento especial para pessoas idosas e os serviços de táxis. Outras modernizações foram os registros online de sinistros de trânsito sem vítimas e a Zona Azul Digital.