Estudantes da Escola Municipal Nilo Pereira assistem a uma partida de golbol
Esporte, apesar de paraolímpico, ainda é pouco conhecido da maioria da população
Por Marcos da Silva
Alunos da Escola Municipal Nilo Pereira, unidade de ensino da Prefeitura do Recife, localizada em Casa Amarela, assistem nesta quarta-feira (29), às 19h, a uma partida de golbol masculino, praticada entre duas equipes da Associação Pernambucana de Cegos (Apec). A disputa acontece na quadra poliesportiva da instituição educacional, inaugurada pelo prefeito João da Costa no mês passado.
“Convidamos a equipe da Apec para fazer uma apresentação de golbol para os nossos estudantes. A maioria deles não conhece o esporte e a atividade servirá para familiarizá-los com este jogo”, ressalta a professora da sala de recursos da Escola Nilo Pereira, Núbia Freire.
O que é? - O golbol é um jogo praticado por atletas cegos ou de baixa visão, que tem o objetivo de arremessar com as mãos uma bola sonora no gol do adversário. Cada equipe entra em campo com três jogadores e todos os atletas usam vendas nos olhos. A partida é realizada em ambientes fechados, geralmente, em piso de madeira polida ou sintético. Os atletas precisam do silêncio durante a competição para poder ouvir o sinal sonoro emitido pela bola, adaptada para o esporte e ficam em posição baixa para poder alcançar o objeto.
“O golbol é um esporte paraolímpico que vem sendo praticado há algum tempo. Em Pernambuco, temos quatro equipes. Duas em Recife, uma masculina e outra feminina, aqui na Apec. Mais duas em Caruaru, também masculina e feminina, na Associação Caruaruense de Cegos (Acac). A equipe masculina da Apec foi a campeã regional deste ano, no mês passado. Também fomos vice-campeões brasileiros com o time feminino”, destaca a diretora de esportes da Apec, Ana Regina.
Serviço:
Partida de Golbol Masculino da Apec
Escola Municipal Nilo Pereira
Estrada do Arraial, 4.900, Casa Amarela
Quarta-feira (29), às 19h