NOTÍCIAS

Cultura | 28.08.12 - 18h23

PCR realizou palestra do V Ciclo do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo

[caption id="attachment_24970" align="alignleft" width="334"] A palestra contou com a presença de 250 idosos das seis Regiões Político-administrativas do Recife. Foto: Antônio Tenório[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), realizou nesta terça-feira (28) a palestra: População Idosa: inversão na pirâmide e suas consequências nas políticas públicas, no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), no bairro da Boa Vista. A ação faz parte do Fórum de Envelhecimento Ativo, que se encontra em seu quinto ano.

A palestra contou com a presença de 250 idosos das seis Regiões Político-administrativas do Recife (RPAs). Eles foram conferir o debate sobre políticas públicas voltadas para o segmento. O número de idosos cresceu e, com isso, cresceu também a necessidade de ações direcionadas nas áreas de saúde, assistência social e previdência. “Estou muito feliz em ver a participação dos vários grupos de idosos no evento, eles demonstram ter compromisso e querer acompanhar a política, sempre participando e debatendo”, contou a gerente da Pessoa Idosa, Kilvia Martins.

Participaram como palestrantes a enfermeira gerontóloga e professora da Universidade Maurício de Nassau, Margarida Santos; a fisioterapeuta, representante do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Aparecida Araújo Brito e a assistente social da Promotoria da Pessoa Idosa do Ministério Público de Pernambuco e do Hospital Universitário Osvaldo Cruz, Karla Bandeira.

“Para mim essa palestra é de grande importância, pois eu pude captar todas as informações e posso compartilhar também com os meus parceiros da UNAT, onde trabalho como voluntária”, destacou a aposentada Edineuza Nascimento, 69 anos. O fórum contou com a apresentação do Grupo de Idosos São Francisco, da RPA 2 que dançou o Carimbó, dança típica do Belém do Pará.