NOTÍCIAS

Cultura | 28.08.14 - 15h36

Transforma Recife alcança a marca de 10.500 voluntários

Durante o encontro desta manhã, os participantes receberam um cheque alusivo à entrega dos voluntários à cidade. (Foto: Irandi Souza/PCR)

No Dia Nacional do Voluntariado, a Prefeitura do Recife entrega 10.500 voluntários à cidade. Uma marca alcançada em apenas um mês e dez dias por interessados em oferecer um pouco do seu tempo a quem precisa. Todos se inscreveram no site Transforma Recife, lançado pela PCR no último dia 18 de julho, que tem a missão de criar um elo entre as instituições e as pessoas que desejam ajudar. Para comemorar a marca alcançada, na manhã desta quinta-feira (28), o coordenador do projeto, Fábio Silva, reuniu representes das entidades para homenageá-los pela data. O encontro foi realizado na Casa da Criança Marcelo Asfora, em Casa Forte.

"Vocês representam essa grande transformação que queremos fazer no Recife. Vamos tornar a nossa capital a mais solidária do país. A quantidade de voluntários que já temos representa um sonho. Essas pessoas estão sedentas por mudar a cidade e eles acreditam na gente. Agora, precisamos nos preparar para recebê-los", afirmou Fábio Silva, depois de anunciar que, ainda no mês de setembro, todos os representantes participarão de uma palestra, no sentido de prepará-los para a nova "onda solidária".

Durante o encontro desta manhã, os participantes receberam um cheque alusivo à entrega dos voluntários à cidade. Na ocasião, quatro representes foram escolhidos para compartilhar o seu próprio testemunho em prol da solidariedade. Marilúcia Lima, 52 anos, foi a primeira do grupo. Responsável pelo Instituto Barãozinho, que cuida de crianças comprometidas neurologicamente, a executiva financeira disse que esquece dos próprios problemas quando se dedica ao próximo. "Não existe nada melhor do que ajudar quem precisa. Quem retribui o que a gente faz é Deus", pontuou.

O analista João Roberto, 39, tem apenas um ano dedicado ao voluntariado. Ele é responsável pela Instituição Heróis Solidários, que utiliza os personagens dos desenhos para levar alegria para as crianças, mas já consegue expressar a satisfação que esse tipo de trabalho causa. "Eu tentei escrever algo para compartilhar com vocês hoje, mas a gente só consegue sentir e expressar espontaneamente. É preciso ser voluntário para saber o quanto é bom e a transformação que isso causa, principalmente, em quem está ajudando", finalizou. A reunião durou pouco mais de uma hora.

PLATAFORMA - Além do portal responsável por colher o cadastro das instituições e pessoas interessadas em ajudar, a PCR vai lançar, nos próximos 15 dias, uma plataforma para cruzar os dados entre as entidades e os voluntários. A ferramenta vai aproximar os perfis de interesse, incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado, viabilizando uma corrente e contribuindo com o trabalho social no Recife.