NOTÍCIAS

Mulher | 28.08.15 - 15h59

PCR realiza evento em comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica


Diversas secretarias participaram do encontro que debateu direitos das mulheres lésbicas e fim do preconceito

Em comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica, comemorado neste sábado (29), a Prefeitura do Recife promoveu, para servidores e servidoras, uma roda de diálogos, nesta sexta-feira (28), no mezanino do edifício-sede. A ação foi uma parceria das secretarias da Mulher, Saúde, Administração e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). O objetivo do encontro foi debater os direitos das mulheres lésbicas e o fim da violência.

Estiveram presentes na mesa de abertura do evento a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho; a gerente-geral de Gestão de Pessoas da secretaria de Administração, Inês Perrusi; o gerente da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS) da SDSDH, Welington Pastor; a representante da Coordenadoria de Saúde da Mulher, Ana Carla Matos, e a representante do Centro de Referência em Cidadania LGBT, Poline Aguiar.

Segundo Inês, o evento irá compor as datas do servidor de valor. "O dia vai ficar no calendário. Vamos fazer eventos como estes para fazer a divulgação do tema e o combate ao preconceito", disse. A luta pela visibilidade é transversal, faz parte do escopo de diversas secretarias municipais.

Para a secretária da Mulher, Elizabete Godinho, o conteúdo do evento não é só o combate à lesbofobia, mas também falar sobre a dignidade da mulher lésbica e dar visibilidade ao tema. "É o primeiro ano que a instituição faz um encontro desses para debater este tema. Os servidores e servidoras precisam entender e saber lidar com a dignidade das pessoas. É uma ação institucional, do corpo da Prefeitura que se une para dar um basta ao preconceito", finalizou.

Em seguida, a representante do Conselho Estadual de Direitos LGBT, Irene Freire, fez uma palestra sobre os direitos das lésbicas. "Eu estou aqui para dialogar sobre uma questão que é muito importante: o respeito. O respeito dos direitos humanos, às mulheres lésbicas. Precisamos ser tratadas, no serviço público, de maneira mais ampla. A lesbofobia está no dia a dia e ela reverbera no atendimento público. Eu quero ser tratada com isonomia, com respeito", comentou.

O diálogo continuou com a secretária do Colegiado Estadual do Segmento LGBT, Vânia Joias. Em sua fala, Vânia comentou a mulher lésbica no contexto familiar e os desafios que é assumir a sexualidade. "Tive muitas dificuldades de ser aceita na minha família. Sofri muitos preconceitos. Até conseguir viver uma relação digna. Sofri a dificuldade de conseguir respeito", afirmou. A visibilidade lésbica é comemorado, em todo Brasil, no dia 29 de agosto.