Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 28.08.17 - 12h01

Recife recebe Caravana do Esporte e das Artes

Especialmente voltada para estudantes e professores da rede municipal de ensino, o evento conta com apoio da Prefeitura do Recife e vai acontecer entre os dias 28 e 31 de agosto

 

O Recife será sede para uma grande agenda educacional nos próximos dias. Voltada para estudantes e professores da rede municipal de ensino, a Caravana do Esporte e Caravana das Artes garantirá quatro dias de esporte, cultura e conhecimento aos participantes, entre 28 e 31 de agosto. O público em geral também terá acesso a serviços oferecidos pela Caravana.

A abertura oficial do evento será nesta segunda, às 19h, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções. Na ocasião, haverá a mesa redonda “Esporte e Arte na Vida das Crianças e dos Adolescentes" e contará com palestras de ex-atletas e atletas olímpicos, como a secretária executiva de Esportes da Prefeitura do Recife, Yane Marques, e também de Ana Moser (voleibol) e Alessandra Oliveira (basquete). O evento conta ainda com a participação de representantes das secretarias de Cultura e Educação do Recife; Turismo, Esportes e Lazer do Estado, entre outros.

Nos outros dias, para melhor aproveitamento das atividades, a Caravana vai acontecer simultaneamente em três espaços: Parque do Caiara, Parque de Exposição do Cordeiro, e no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

Entre os dias 29 e 31, mais de três mil estudantes do Ensino Fundamental vão participar em rodízio das estações esportivas de tênis, basquete, vôlei, slackline, atletismo, jogos esportivos, taekwondo, futebol e skate. Esta programação está dentro da Arena Caravana, que vai contar ainda com espaço lúdico, com música, dança e cinema.

Para a comunidade e público em geral, as Caravanas terão em suas tendas dicas de saúde e alimentação; o Cinema Disney, nas noites de quarta e quinta; a Mostra Saberes da Terra, com a arte e a cultura regionais, e a roda de conversa "Todas por Elas", com Ana David, diretora jurídica da ESPN Brasil, sobre como fortalecer a participação feminina em modelos de negócios e em arranjos produtivos locais, na quarta (30).

Destaque para o sarau Show da Caravana, na noite de terça (29), gratuito e momento de encontro com a comunidade, na maior tenda dos projetos, com participação de atletas e artistas convidados.

Também no dia 29, pela manhã, as crianças que estarão na Arena das Caravanas receberão a visita da porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para crianças com deficiência, a jovem americana e atleta paralímpica Lucy Meyer. Lucy estará em Pernambuco até 30 de agosto para conhecer iniciativas voltadas a crianças com deficiência.

EDUCAÇÃO - A Caravana do Esportes e das Artes garante também capacitação e formação para profissionais que atuam na Educação. Cerca de 200 professores e coordenadores das redes municipal e estadual de ensino, além de professores e monitores de núcleos de esportes, participam de cursos de formação em esporte e em arte educacionais, oferecidos gratuitamente pelos projetos, nos dias 29, 30 e 31 de agosto.

SOBRE A CARAVANA - A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de responsabilidade social do canal de esportes ESPN, da DISNEY e do UNICEF, em parceria com o Instituto Mpumalanga e com o Instituto Esporte & Educação, com 12 anos de atuação. No Recife, elas contam com patrocínio da Mondelēz Brasil e desenvolvem atividades gratuitas de capacitação de educadores e de atendimento direto de crianças e adolescentes, sem custos para os municípios ou para os participantes.