Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.08.18 - 18h00

Hospital da Mulher do Recife promove evento educativo para o Dia da Visibilidade Lésbica

Pacientes e funcionárias da unidade participarão de palestras e rodas de conversa sobre diversos assuntos. 

Nesta quarta-feira (29), quando é celebrado o Dia da Visibilidade Lésbica, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, promove um evento educativo para pacientes e funcionários da unidade. Serão realizadas, pela manhã, palestras e rodas de conversa sobre diversos assuntos do mesmo tema.

As atividades serão realizadas no período da manhã. Para as usuárias, haverá a palestra itinerante “A importância do Respeito – você não precisa aceitar, mas precisa respeitar”. Ministrada pela psicóloga do serviço, Anita Ducastel, a palestra acontecerá, às 7h, no Centro de Imagem. Em seguida, na Central de Regulação, Recepção e Ambulatório.

Para os funcionários, haverá roda de conversa e palestra com o tema “Sensibilização sobre Atendimento LBT”, a ser ministrada pela assistente social, Léa Valéria. O objetivo é dar andamento à Educação Continuada, já existente no Hospital, de atendimento às usuárias. Também pela manhã, haverá distribuição de fitas/ broches alusivos à data.

Ambulatório LBT – lésbicas, bissexuais e transexuais transgenitalizadas – é uma das especialidades do Hospital. Funciona no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde, para diversas especialidades. Porém, a primeira consulta começa sempre pela Ginecologia, com atendimento nas segundas e quartas-feiras. O acesso aos serviços para a população LBT segue o fluxo de marcação do município, com o primeiro atendimento na unidade de saúde da família.

Nome Social – Para as pessoas trans e travestis um ponto importante a ser respeitado é o Nome Social. Ou seja, o nome pelo qual preferem ser chamadas cotidianamente, em contraste com o nome oficialmente registrado que não reflete sua identidade de gênero. Em respeito a essa questão, os prontuários de todos os pacientes do Hospital da Mulher apresentam um espaço para preenchimento do nome do registro, e outro, para a usuária colocar o nome social, pelo qual ela deseja ser chamada. 

Todos os funcionários da unidade de saúde participaram de uma capacitação para atendimento com respeito à orientação sexual e a identidade de gênero. “É um serviço que promove a saúde integral dessas mulheres, de forma respeitosa e humanizada. E assim será também o evento. Queremos prestar um atendimento cada dia melhor”, ressalta a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.

 

Programação:

Sala de Espera com Usuários – A Importância do Respeito – você não precisa aceitar, mas precisa respeitar.

7h às 7h30 – Centro de Imagem

7h30 às 8h – Regulação

8h às 8h30 – Recepção

8h30 às 9h – Ambulatório

 

Palestra e Roda de Conversa com os Colaboradores – Sensibilização sobre o Atendimento LBT.

8h às 9h – auditório do 1° andar

9h às 10h – auditório do 1°andar

10h às 11h – auditório do 1° andar