Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 28.08.18 - 15h31

Orientação nutricional movimenta Compaz Ariano Suassuna

img_alt

Ação promovida pelo Conselho Regional de Nutricionistas – 6ª Região atendeu mais de 500 pessoas que frequentam o equipamento (Foto: Cortesia)

 

O Compaz Ariano Suassuna abrigou na manhã desta terça (28) uma ação em comemoração ao Dia do Nutricionista, que é celebrado no dia 31 de agosto. Avaliação e orientação nutricional, mais brincadeiras com arte educadores e medição de glicose foram as atividades organizadas pelo Conselho Regional de Nutricionistas – 6ª Região. (CRN-6). Estudantes da área e de fisioterapia atenderam aos usuários do equipamento. Mais de 500 pessoas foram atendidas no evento, que aconteceu das 8h ao meio-dia.
 
“Aprendi que tenho que mudar alguns alimentos que comia junto com outros”, disse Lindinalva da Silva Barbosa, 50 anos. “Minha insulina deu um pouco alta e me orientaram que com a alimentação mais saudável consigo baixar”, acrescentou a moradora de Roda de Fogo, que também aproveitou para fazer o exame.
 
A estudante do 8º período de nutrição, Ranyellen Neco, fez duas orientações para Lindinalva que servem para a maioria das pessoas. “Diminuir a ingestão de carboidrato e beber dois litros de água. A primeira é muito comum, pois a maioria desconhece que pão e banana comprida, por exemplo, fazem parte desse mesmo grupo alimentar. A segunda é preciso estar atento, pois, muitas pessoas se esquecem e passam o dia sem beber sequer um copo d’água”, alertou a futura nutricionista.
 
Ao lado de Lindinalva, Ermerson (9 anos) esperava sua vez para participar. Ao ser questionado sobre o que comia no almoço, o menino não hesitou e escolheu os alimentos cenográficos que estavam na mesa. “Como arroz, feijão, carne e tomate”, falou o menino olhando para o prato. “Muito bem, mas quero que você coma mais e outras verduras e legumes porque é como se você estivesse colocando soldadinhos dentro do seu corpo, para ele ficar mais forte e combater as doenças”, explicou ao garoto a também estudante de nutrição Vanessa Candido.