Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 28.08.18 - 22h46

Transforma Brasil é lançado inspirado em experiência do Recife

Plataforma nacional de voluntariado foi lançada nesta terça (28) baseada no Transforma Recife, que cruza dados de pessoas dispostas a serem voluntárias com instituições que precisam de apoio

 

SÂO PAULO - O prefeito Geraldo Julio participou nesta terça (28), em São Paulo, do lançamento do Transforma Brasil, plataforma nacional de voluntariado inspirada no Transforma Recife. A iniciativa recifense ultrapassou as divisas do estado e foi a base para a primeira agência no país de incentivo ao voluntariado. Idealizador da iniciativa, o empreendedor social Fábio Silva é o responsável pela ampliação do projeto para o Brasil e disse que a meta é atingir 5 milhões de voluntários até 2022.

"É imenso o orgulho por levar esta iniciativa inovadora do Transforma Recife para o país inteiro, porque além de ajudar as pessoas, a ferramenta é importante no enfrentamento à desigualdade. Com ela nós somamos os esforços da sociedade, com o trabalho do poder público, para diminuir as desigualdades e trazer mais oportunidades para as pessoas. O Recife já é conhecido como a Capital Nacional do Voluntariado e hoje, Dia do Voluntariado, além de comemorar este lançamento do Transforma Brasil, a gente comemora também a marca de mais de um milhão de horas de trabalho filantrópico na nossa cidade", afirmou o prefeito Geraldo Julio. 

Para viabilizar o projeto, a expectativa é que o Transforma Brasil receba aporte de fundos internacionais para ampliar o alcance e a quantidade de voluntários. De acordo com Fábio Silva, a meta do Transforma Brasil é mobilizar 5 milhões de voluntários e 20 mil ONGs até 2022. Neste primeiro momento, a plataforma será mantida por uma instituição filantrópica italiana. A meta do Transforma Brasil está alinhada à iniciativa desenvolvida pela Prefeitura do Recife, que é cruzar os dados de quem quer ajudar com quem precisa de ajuda e facilitar a vida dos brasileiros que querem dedicar voluntariamente parte de sua mão de obra, mas não sabem onde.

Com sede em São Paulo, a plataforma vai cadastrar as vagas disponíveis nas ONGs de todo o País e ligá-las aos profissionais de diversas áreas que cadastrarem sua disponibilidade para serem voluntários. Com o apoio de fundos de assistência internacional, a iniciativa pode alavancar os números de voluntariado no País, como aconteceu nas cidades em que a plataforma já foi implantada, como Recife e Campinas. Os prefeitos das duas cidades, inclusive, participaram do evento. 

Presente na solenidade, a gestora do Centro de Educação Comunitário Gabriela Feliz, Cláudia Von Sohsten, mencionou a jornada virtuosa que a instituição vivenciou após ingressar na plataforma Transforma Recife. "Depois que nos cadastramos pudemos aumentar a oferta de serviços. Hoje temos 44 voluntários, todos conquistados através do Transforma Recife. Nós nos cadastramos e fomos acrescentando as vagas", contou. 

Segundo pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no país, apenas 3,9% da população pratica algum trabalho voluntário. Na capital pernambucana, o Transforma Recife, criado em 2014, reúne 100 mil membros, 500 entidades e contabilizou, este mês, mais de 1 milhão de horas de trabalhos voluntários. 

Pelo projeto, o Recife recebeu o Prêmio Inovacidade 2016, que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável. A premiação foi entregue no congresso Smart City Business America, em março de 2016, em Curitiba, sob a chancela do ONU-Habitat - o Programa das Nações Unidades para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy.

Participaram do lançamento do Transforma Brasil a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, que fez a abertura da solenidade, a diretora-presidente adjunta do Grupo Neoenergia, Solange Ribeiro, o secretário-geral da CBF e deputado federal, Walter Feldman, o presidente do Conselho de Administração do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Antônio Palma, o pastor Costa Neto, fundador da Igreja Videira, em Fortaleza e a presidente do Instituto Humanitas 360, Patrícia Vilella. Empreendedores sociais de todo o país também marcaram presença no evento. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette e o de Fortaleza, Roberto Cláudio, também participaram do lançamento.