Distribuição de preservativos femininos marca o Dia de Luta pelos Direitos Reprodutivos e Sexuais das Mulheres

Com distribuição de preservativos femininos e de panfletos educativos, a Secretaria Especial da Mulher comemorou, nesta sexta-feira (28), o Dia de Luta pelos Direitos Reprodutivos e Sexuais das Mulheres. A ação foi realizada durante toda a manhã, nas portas de entrada da Prefeitura do Recife, Cais do Apolo, e incluiu orientação sobre o uso da chamada “camisinha” feminina.
Presente à mobilização, a titular da Secretaria Especial da Mulher, Rejane Pereira, destacou a importância do preservativo e defendeu sua utilização pelo maior número possível de mulheres. “Dá mais segurança e liberdade à mulher”, frisou.
Durante a mobilização, e com o objetivo de demonstrar o manuseio do preservativo, foi utilizada uma prótese do sistema reprodutivo feminino. Demonstração feita pela representante da Associação das profissionais do Sexo, Nanci Feijó, com bastante experiência sobre o assunto.
O Dia de Luta pelos Direitos Reprodutivos e Sexuais das Mulheres se caracteriza pela descriminalização do aborto, que deve ser encarado como uma questão de saúde pública e de direitos humanos das mulheres. “Nós do poder público, trabalhamos em prol da política de autonomia da mulher para com seu corpo. Não nos posicionamos contra ou a favor da legalização do aborto, nossa luta é a favor da saúde dela”, argumenta Rejane Pereira.