NOTÍCIAS

Cultura | 28.09.13 - 14h38

Juntos pela Escola recebe mais de 4.000 pessoas neste sábado

[caption id="attachment_39003" align="aligncenter" width="680"] Geraldo: "Estamos crescendo, aproximando cada vez mais os pais, alunos, moradores e escolas". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Mais de 4.000 pessoas viveram um dia de diversão e cidadania em quatro escolas municipais do Recife neste sábado (28), durante a segunda edição do projeto Juntos pela Escola. A programação repleta de atrações culturais e prestação de serviços gratuitos atraiu não só os alunos, mas também suas famílias e seus vizinhos. Essa integração entre comunidade e escola é a marca do projeto que vem mudando a cara da educação na cidade, uma parceria entre a Prefeitura do Recife, 30 empresários locais e o movimento Novo Jeito.

O Juntos pela Escola é uma mobilização mensal de lazer e participação cidadã que faz parte do programa municipal Juntos pela Educação. Para Geraldo Julio, a ação é uma iniciativa que impulsiona avanços na qualidade da educação. "Estamos crescendo, aproximando cada vez mais os pais, alunos, moradores e escolas. Isso não só ajuda a comunidade como melhora o ambiente de ensino e aprendizagem", avaliou o prefeito, que acompanhou as atividades nas quatro unidades abertas neste sábado.

Desta vez, o projeto desembarcou nas Escolas Municipais Oswaldo Lima Filho (bairro do Pina), Arraial Novo do Bom Jesus (Torrões), Divino Espírito Santo (Caxangá) e Nadir Colaço (Macaxeira). Das 8h às 13h, estudantes, familiares, educadores e toda a comunidade escolar divertiram-se com brinquedos infláveis, grupos de música e dança. Também cuidaram da saúde bucal, praticaram esportes e foram atendidos por médicos. O serviço de retirada de documentos estava entre os mais procurados pela população.

Cerca de 300 voluntários garantiram que pessoas como a dona de casa Edileuza Alves desfrutassem do máximo de atrações e serviços. Avó de três estudantes da Oswaldo Lima Filho, ela surpreendeu-se com o clima de alegria gerado pelo Juntos pela Escola. "Tem muita gente precisando disso aqui na comunidade. Acho que agora os moradores vão valorizar ainda mais o lugar onde nossas crianças estudam", acredita.

Jeane Carla, 13 anos, dançou frevo e esbaldou-se nas brincadeiras na Escola Oswaldo Lima Filho, onde cursa o 7º ano. "Gostei de passar um dia diferente na escola, com muito mais coisas para a gente se divertir", contou. A vice-diretora da Escola Arraial Novo do Bom Jesus, Gertrudes Cabral Cordeiro, também elogiou a iniciativa. "Tivemos muita participação da comunidade, pois os serviços oferecidos são realmente aqueles de que precisam aqui."

Na Escola Divino Espírito Santo, Geraldo Julio plantou mudas de amesclas-de-cheiro, assistiu a apresentação de atletas de caratê, aferiu a pressão e visitou a sala de testagem em HIV e sífilis. A Banda Musical da Escola Municipal Nadir Colaço recebeu o prefeito na unidade, onde ele acompanhou show de mágica e conversou com os estudantes e pais. Até dezembro deste ano, mais 12 escolas com turmas de 6º a 9º ano vão receber o projeto, quatro a cada último sábado do mês.

[caption id="attachment_39010" align="aligncenter" width="678"] O prefeito Geraldo Julio testou o sistema de matrícula online que será implantado em janeiro de 2014. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

MATRÍCULA ONLINE - Durante o Juntos pela Escola deste sábado, Geraldo Julio testou o sistema de matrícula online da rede municipal de ensino, que será implantado em janeiro de 2014 para dar mais celeridade à chegada de novos estudantes. A simulação ocorreu na Escola Arraial Novo do Bom Jesus, onde o prefeito também deu entrevista aos estudantes de 5º ano que participam do projeto Imprensa Mirim, do Centro de Tecnologia (Cetec) da Secretaria de Educação.

Os visitantes desta segunda edição do projeto puderam fazer a simulação da matrícula nos computadores das quatro escolas, orientados por gestores das Unidades de Tecnologia (Utecs). Em janeiro de 2014, todos os estudantes novatos ingressarão na rede municipal por meio do novo site, que está em construção. Quem já estuda nas 323 unidades de ensino municipais terá sua matrícula renovada automaticamente. Hoje, 94 mil alunos integram a rede.