NOTÍCIAS

Turismo | 28.09.15 - 09h00

Muita música e atividades circenses no Recife Antigo de Coração

img_alt

Debaixo de muito sol, ciclistas e famílias inteiras prestigiaram o evento, que já virou uma tradição dos domingos da capital pernambucana. (Foto: Lu Streithort/PCR)

 

O domingo foi de muito sol, diversão e esportes no Recife Antigo. Teve yoga, música, solidariedade, orquestra de frevo e até oficina circense durante a programação do Recife Antigo de Coração, evento promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, no último domingo de cada mês.

Desde o início da manhã, o polo infantil era um dos mais animados. Muita gente chegou cedo para conferir a oficina Tropeços e Malabares, realizada na Marquês de Olinda, encerrando as atividades da 6ª Mostra de Circo do Recife. Só a dona de casa Risalis Cristina Gomes, moradora de Olinda, levou uma comitiva de 12 pessoas para curtir o domingão ensolarado nas ruas do bairro histórico. E se preparou para passar o dia inteiro, com direito a m piquenique completo. “Esse projeto é muito bom. Adoro. Venho sempre e, dessa vez, consegui trazer a vizinhança todinha”, brincou a dona de casa, enquanto o filho praticava estripulias circenses.

A consultora de vendas Valtemize Azevedo foi com o filho conhecer o evento no comboio de Risalis. E adorou. “É difícil a gente ver um evento assim tão organizado, de graça, num bairro bonito como esse. Não perco mais!”

A autônoma Ana Paula Dantas, 36 anos, também reuniu um grupo grande para ir ao bairro. Mas chegou de bicicleta. “A gente pedala toda quinta. Essa semana, decidimos adiar a pedalada para vir curtir o Recife Antigo em festa”, contou. Moradora de Casa Amarela, ela disse que pedalar até o bairro aos domingos é um compromisso sagrado do fim de semana, com ou sem companhia. “Mas quando a gente chega aqui e encontra essa festa toda, com muita música e tanta animação, é bom demais. Chega revigora as forças.”

Na Avenida Rio Branco, teve exposição de 10 painéis do Museu do Estado, oficinas de desenho e contação de histórias da Associação Empreedeler, aulões de respiração e yoga Arte de Viver. Além da Feirinha do Bem, com a participação das seguintes instituições de caridade: Sorrisos Geram Sorrisos, ONG doe amor, Casa de Apoio Acolher com Afeto, DONEM, ONG Salve o Sertão e Fundação fé e Alegria.

Entre as atrações musicais, subiram ao palco do Marco Zero Nill Ribeiro, Adriana B com seu Show do Bem, Salatiel D'Camarão, Nadia Maia, Marcus Caffé e Batuqueiros do Silêncio. Teve também show da Orquestra Anjo Luz, da Mestra Ana Lúcia do coco, de Romero Ferro cantando Cazuza e de Almir Rouche com seu repertório carnavalesco. Por todo o bairro, uma orquestra de frevo itinerante distribuiu alegria pelo bairro histórico durante a tarde.

À noite, o comando da festa ficou por conta do Clube do Samba, com Karynna Spinelli, e do tradicional Dançando na Rua.

Recife Recebe

Este mês, foi o município de São Lourenço da Mata que participou do Recife Antigo de Coração, promovendo seus atrativos e vendendo artesanatos típicos na Avenida Rio Branco.