Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 28.09.17 - 11h17

Prefeitura realiza o 3º Encontro dos Alunos do Prouni Recife

Evento tem o objetivo de integrar os estudantes beneficiados pelo programa municipal, abordando seu futuro profissional e vivências no âmbito acadêmico. 

 

A Prefeitura do Recife realiza, às 18hdesta quinta (28), o 3º Encontro dos Alunos do Prouni Recife. O evento acontece na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, e tem o objetivo de integrar os estudantes beneficiados pelo programa, abordando seu futuro profissional e vivências no âmbito acadêmico. Na ocasião, os alunos vão assinar o termo anual de renovação de bolsa e participar de uma conversa sobre vida, objetivos e carreira profissional com a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Pernambuco (ABRH-PE), Ana Karla Cantarelli, especialista em Gestão de Pessoas.

Criado pelo prefeito Geraldo Julio em 2015, o Prouni Recife já beneficiou mais de 1200 estudantes. A iniciativa oferece bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas do município do Recife. O programa se estende aos professores da rede pública de ensino do município para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente do cumprimento dos critérios dos estudantes.

As inscrições acontecem duas vezes por ano e, para o segundo semestre deste ano, foram disponibilizadas 277 vagas em 65 cursos, distribuídas pelas oito Instituições de Ensino Superior cadastradas. Entre os cursos oferecidos pelo Prouni Recife estão Medicina, Direito, Administração, Psicologia, Engenharia civil, Engenharia elétrica, Engenharia mecânica, Engenharia química, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Design de Moda, Design gráfico, Marketing e Gastronomia.

Para concorrer a uma das vagas é preciso ser residente e domiciliado no capital pernambucana por no mínimo três anos; não ter diploma de nível superior; comprovar renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio em uma escola da rede pública ou em escolas privadas com bolsa integral; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à inscrição e ter obtido uma média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação. A nota do Enem serve como critério de desempate entre os candidatos. O Prouni Recife foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal. 

ASSUNTOS: