Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.09.17 - 16h16

Profissionais de saúde realizam atividade na PCR para comemorar o Dia Mundial do Coração

Serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e verificação de peso e altura.

Nesta sexta-feira (29), servidores e visitantes da Prefeitura do Recife poderão participar de atividades para comemorar o Dia Mundial do Coração, celebrado nesta sexta. Entre 9h e 11h, serão ofertados, por meio da Secretaria de Saúde do Recife, serviços de aferição de pressão arterial, verificação de peso, altura e cálculo do índice de massa corporal com a equipe do Programa Academia da Cidade, além de distribuição de folhetos informativos sobre os cuidados com a saúde do coração.

A Secretaria de Saúde do Recife também está promovendo  atividades, durante todo o dia, nas unidades de saúde da capital, com rodas de diálogos nas salas de espera. Profissionais do Núcleo de Apoio à Práticas Integrativas (NAPI) também vão prestar orientações sobre alimentação saudável, com dicas sobre o consumo de sal e ervas. 

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. “Estima-se que mais de 300 mil pessoas morrem anualmente no Brasil por complicações das doenças do coração, sendo previsto que uma pessoa morre a cada 3 minutos. Em todo o mundo os dados chegam a 17,3 milhões óbitos por ano”, ressalta o diretor do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, o cardiologista Silvio Paffer. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares são a hipertensão, o diabetes, tabagismo, níveis elevados de colesterol, sedentarismo e obesidade.

Data - O dia foi escolhido pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation). O objetivo é divulgar os perigos das doenças do órgão e prevenir possíveis ataques. A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo. 

A celebração tem por objetivo alertar a população a respeito do que podem fazer para cuidar da saúde do coração e evitar doenças cardiovasculares que podem ser prevenidas, adotando hábitos de vida saudável como evitar o consumo de álcool e produtos de tabaco, praticar atividades físicas e adotar uma alimentação adequada.