Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 28.09.17 - 22h19

Prouni Recife reúne alunos em encontro de integração

img_alt

Prefeito Geraldo Julio prestigiou o evento, no início da noite desta quinta-feira (28), que contou ainda com palestra sobre objetivos de vida e futuro profissional. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, recebeu nesta quinta-feira (28) os alunos beneficiados pelo programa de acesso ao ensino superior da Prefeitura do Recife, Prouni Recife, que chegou a marca de 1.118 bolsas de estudo. O prefeito Geraldo Julio prestigiou o momento de integração dos alunos do programa durante o 3º Encontro dos Alunos do Prouni Recife. O evento serviu ainda para que os alunos assinassem o termo anual de renovação de bolsa e como momento de acolhimento dos novos aprovados na seleção deste ano, com palestra sobre vida, objetivos e carreira profissional com a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Pernambuco (ABRH-PE), Ana Karla Cantarelli, especialista em Gestão de Pessoas.

"São 1.118 jovens recifenses que agora estão tendo a oportunidade de fazer o seu curso superior e vão poder, a partir disso, realizar os seus sonhos. Ficamos muito felizes com isso e esperamos que essas pessoas possam contribuir pra uma sociedade melhor no futuro, com menos desigualdade e com mais oportunidade. É exatamente isso que o Prouni Recife faz, ele dá oportunidade pra quem nem sempre teve essa oportunidade", declarou o prefeito Geraldo Julio, que lançou o programa em 2015.

O Prouni Recife é uma iniciativa queoferece bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas, todas de ensino superior e estabelecidas do município do Recife. O programa também beneficia professores da rede pública de ensino do município nos cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Para a estudante Maria Eduarda, o Prouni Recife foi a chance de realizar o seu sonho. "Eu já tinha tentando o curso de medicina na Universidade Federal e não tinha passado. Ingressei em outro curso mas continuei sonhando com a medicina, pois sempre estudei muito e era isso que eu queria na minha vida. Mas foi a partir do PROUNI Recife que esse sonho pode se concretizar, mal acreditei quando passei. Esse programa faz com que pessoas tenham chance de conquistar espaços, estudo e inserção no mercado de trabalho. É só a partir da educação que podemos ter uma sociedade melhor", afirmou a jovem de 19 anos.

"Esse é um programa principalmente de inclusão social, de formação de mão de obra da nossa cidade. Temos esse compromisso de capacitar as pessoas, desde a educação básica, fundamental, passando pelo ensino médio e agora com esse protagonismo na formação universitária, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho", explicou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach.

ASSUNTOS: