Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.09.22 - 18h56

Prefeitura do Recife realiza feira de serviços para comemorar Dia Internacional da Pessoa Idosa

img_alt

Evento será realizado na próxima sexta-feira(30), das 8h às 13h, no bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Foto: Cortesia/PCR)

As pessoas idosas do Recife vão poder participar de uma feira de serviços voltados exclusivamente para elas. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, realiza, na próxima sexta-feira(30),  uma Feira de Serviços, Cuidados e Cidadania da Pessoa Idosa que será realizada das 8h às 13h, no bloco G da Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista, antecipando as comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de outubro. Estão programadas atividades artísticas, culturais, de saúde, cidadania e formativas e podem participar pessoas com 60 anos ou mais.

Várias atividades artísticas serão oferecidas como musicoterapia, aulas de dança, dança circular e apresentação do Coro Terapêutico do Instituto de Pesquisas da Terceira Idade (IPETI).  Também serão oferecidos serviços de saúde como mamografia, testes de audiometria, orientações farmacêuticas e nutricionais, aferição de pressão, teste de glicemia, estimulação cognitiva e  plantão psicológico. Os participantes também receberão orientações jurídicas, de assistência social, aposentadoria e benefícios; beleza como esmalteria, maquiagem e penteados, entre outros. Espera-se receber cerca de 300 pessoas e não precisa fazer inscrição antecipada.

A Secretaria Executiva de Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir), celebram a data com uma abordagem positiva do envelhecimento, mas ao mesmo tempo, buscam superar os estereótipos que estão associados às pessoas idosas, com uma programação voltada para essas pessoas, como também sobre essa população. Diversos parceiros estão juntos trabalhando na mesma causa, como a Secretaria de Saúde do Recife, Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), Secretaria de Esportes do Recife e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

De acordo com Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa, da Secretaria Executiva de Direitos do Recife, o Dia 1º de outubro foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento. Ela ainda ressalta que há no mundo 893 milhões de pessoas com mais de 60 anos, porém, em meados do século XXI, este número passará de 2,4 bilhões. No Brasil entre 2005 e 2015, a proporção de pessoas com mais de 60 anos de idade cresceu em velocidade superior à da média mundial, saindo de 9,8% para 14,3%.  "Na Cidade do Recife em 2000, a taxa era de 9% sobre a população total e no último Censo do IBGE, em 2010, esse percentual passou para 11%", disse Cacilda.

 


SERVIÇO:


O quê: Feira de Serviços, Cuidados e Cidadania da Pessoa Idosa.
Quando: 30 de setembro de 2022
Horário: 8h às 13h
Local: Universidade Católica de Pernambuco, Rua do Príncipe, 526, Bloco G. Boa Vista.