NOTÍCIAS

Administração | 28.10.15 - 17h54

Abre e fecha nos feriados do Servidor (30/10) e Finados (02/11)

A Prefeitura do Recife transferiu para a próxima sexta-feira (30) o feriado do Dia do Servidor, que oficialmente é celebrado no dia 28. Por este motivo, algumas instituições da gestão municipal não funcionarão no dia 30, como os serviços oferecidos no prédio-sede da Prefeitura. Também na segunda-feira (2), Dia de Finados, não haverá expediente nos órgãos da PCR. Mas o recifense que quiser aproveitar o feriadão para se divertir, não vai faltar opção. Segue o que abre e fecha:

PREFEITURA – A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que nos dias 30/10 e 02/11, os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Já na terça-feira (03/11), o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife, e no edifício-sede da Prefeitura. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) também volta a funcionar no horário normal, das 8h às 13h.

EDUCAÇÃO – As escolas e creches municipais estarão fechadas na sexta-feira (30/10) e na segunda-feira (02/11).

MERCADOS E FEIRAS – A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, na próxima segunda-feira (02), haverá mudança no horário de funcionamento dos mercados públicos, do Camelódromo e do Mercado das Flores, que será das 6h às 13h. No domingo (1º) que antecede o feriado, os equipamentos também seguirão esses horários. As feiras livres dos bairros acontecem normalmente. Na sexta-feira (30), todos os equipamentos funcionam em horário normal, das 6h às 18h.

TRÂNSITO – O serviço de atendimento aos usuários oferecidos na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) ficarão suspensos a partir da sexta-feira (30), voltando a funcionar normalmente na terça-feira (3), das 8h às 13h. Já os serviços de operação de tráfego e de fiscalização, prestado pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Companhia, funcionarão normalmente no feriado. Os usuários podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

TURISMO E LAZER – A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife estará disponível em dobro, neste feriadão. Domingo (1) e segunda-feira (2), os 36,5 quilômetros de ciclofaixa estarão disponíveis, passando por mais de 30 bairros da cidade. O percurso funciona das 7h às 16h, com três rotas que convergem no Marco Zero.
Quem gosta de suar a camisa na Academia Recife pode ficar tranquilo. Neste sábado (31), as 13 Academias Recife estarão abertas normalmente. O equipamento fecha apenas na segunda-feira (2), mas reabre no dia seguinte, terça-feira (3).
Já o Olha! Recife, que promove roteiros de sensibilização turística, não vai estar disponível neste sábado e domingo. O projeto retoma os passeios normalmente na próxima semana.

EMPREENDEDORISMO – Durante os feriados dos próximos dias 30/10 e 02/11, as Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife estarão fechadas.

EMPREGO – Todos os postos da Agência de Emprego do Recife estarão fechados nos dois dias do feriado (30/10 e 02/11).

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante os feriados do Servidor (30/10) e Finados (02/11). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão nos dias 30/10 e 02/11, exceto as casas de acolhida e a abordagem social noturna, porque funcionam em regime de plantão.

CULTURA – Uma boa opção para este final de semana com feriadão é visitar o Museu da Cidade do Recife que está sediando até domingo (01), o PUBLIQUE-SE! Festival de Publicação Independente. A partir das 9h, o público terá acesso a oficinas, palestras e mesas de debate sobre o mercado editorial. A entrada é franca. O Museu está localizado no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, Recife.

Já o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães fecha na sexta-feira (30), mas estará aberto no sábado (31) e domingo (01), das 13h às 17h para visitação. No local, o público pode conferir a Mostra Moderna para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural. O Sítio Trindade estará aberto para quem quiser caminhar ou fazer alguma atividade física, além de passear. Ele funciona de sexta (30) a segunda-feira (02) no horário das 5h às 19h.

Outra boa opção é o Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim. Ele fecha na sexta (30), mas está aberto sábado (31) e domingo (01), das 13h Às 17h, para quem quiser conhecer o acervo. O museu fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim.

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife estará de portas abertas ao público nesta sexta-feira (30). Os visitantes poderão desfrutar das belezas naturais da reserva e passear pelos seus sete jardins temáticos (cactos, plantas tropicais, bromélia, palmeiras, orquídeas, plantas medicinais e o jardim sensorial). Apenas, as trilhas monitoradas não serão oferecidas neste dia. Já na segunda-feira (02), Dia de Finados, o Jardim Botânico estará fechado. É que o feriado coincide com o dia da semana em que se faz a manutenção do espaço, a segunda-feira. O equipamento municipal funciona de terça a domingo, das 9h às 15h30. Nos finais de semana, o visitante conta com monitores que fornecem informações sobre espécies florestais e conservação ambiental. Os grupos são formados na portaria, às 9h, 10h e 14h. Mais informações: 3355-0001 e 3355-0002.

Nesta sexta-feira, dia 30 de outubro, não haverá atividades no Econúcleo do Parque da Jaqueira, devido ao ponto facultativo referente ao Dia do Servidor. Já no fim de semana, o funcionamento é normal e a diversão da garotada está garantida. A programação contempla brincadeiras, contação de histórias, games digitais, e muitas atividades de educação ambiental. Na segunda-feira (02), o Econúcleo estará fechado. O equipamento funciona de quinta a domingo, das 9h às 17h. Todas as atividades são abertas ao público.

SAÚDE – Nas próximas sexta (30), feriado do Dia do Servidor Público, e segunda-feira (2), feriado de Finados, as três Upinhas 24h – Unidade de Saúde da Família Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências. Já as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na terça-feira (3).

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho e Professor Arnaldo Marques será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho, Agamenon Magalhães, Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques e no Hospital Pediátrico Helena Moura estarão funcionando normalmente. Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade vai funcionar das 8h às 12h, durante o feriado, com demanda espontânea.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 16h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente. Já o mamógrafo móvel sofreu alterações para o feriado. Na sexta-feira (30), o caminhão estará em frente à Unidade de Saúde da Família Sítio dos Pintos, em Dois Irmãos, e na Upa da Caxangá. A agenda de sábado (31), que contemplaria os bairros de Afogados e Santo Amaro, foi cancelada.