NOTÍCIAS

Saúde | 28.10.15 - 17h58

Ação contra a Chikungunya em Santa Terezinha

img_alt

Foram realizadas varreduras nas casas, porta a porta, para observar as condições do acondicionamento da água. (Foto: Irandi Souza/ PCR)

 

Moradores da comunidade Santa Terezinha, em Santo Amaro, foram beneficiados com ação de combate à Chikungunya, nesta manhã (28). As equipes das Unidade de Saúde da Família e da Vigilância Ambiental e Epidemiológica realizaram a varredura nas casas, porta a porta, para observar as condições do acondicionamento da água.

Valéria Freire, 27 anos, e Airton Arlindo, 55 anos, estavam entre os moradores que receberam a visita dos agentes. “Acho muito importante que eles venham nas nossas casas para ver se estamos correndo risco", falou Valéria, que mora há 10 anos na comunidade. Ailton reforçou que as visitas vêm ajudando bastante quem reside na área. “Na minha casa foram identificadas larvas do mosquito. Eles cuidaram do meu quintal e agora não tem mais, porque fico atento", disse.

Para o supervisor ambiental do Distrito Sanitário I, Joelson Alves, esta é uma ação de extrema importância. “Nas visitas, observamos se há focos, orientamos os moradores", disse, lembrando que o Aedes Aegipity não só transmite a dengue como a chikungunya. O supervisor acrescentou que os agentes também vistoriam outros sinantrópicos - animais como ratos e escorpiões. "Em caso positivo, realizamos o tratamento de controle e, para os focos do mosquito, fazemos o tratamento biológico".