NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.10.15 - 17h51

Homenagens e superação deram o tom da formatura dos cursos Mulheres Mil nessa terça (27) na UFRPE

img_alt

A cerimônia de conclusão foi marcada pela entrega dos certificados as 190 formandas nos cursos vinculados ao programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego – Pronatec. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

O momento foi de celebração. Para algumas, mais uma capacitação no currículo, a aquisição de um novo saber. Para outras, a esperança de um futuro melhor, uma mudança de vida. Sentimentos entrelaçados cuja expressão no olhar de cada mulher formanda resumia-se apenas a felicidade e sensação de dever cumprido. Assim transcorreu a formatura dos cursos vinculados ao programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego – Pronatec, Mulheres Mil, ocorrida nessa terça-feira (27), no salão nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

O programa Mulheres Mil, pensado para mulheres em vulnerabilidade social, educacional e econômica, acontece desde o início de 2014, sendo integrante do hall de cursos de educação profissional e tecnológica do Pronatec. A articulação para trazer os cursos para o Recife se deu através da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e Secretaria da Mulher, onde firmou-se pa8rceria com o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), esta vinculada à UFRPE.

O resultado dessa parceria foi a realização de oito turmas ocorridas de abril a setembro deste ano em variados cursos do PRONATEC Mulheres Mil. Tais como Camareira, Horticultor Orgânico, Cuidadora de Idosos, Agente de Alimentação Escolar, Agricultor Familiar e Agente de Inspeção de Qualidade. Todos aconteceram em diferentes locais como CRAS e o Lar Fabiano de Cristo (Várzea). A entrega dos certificados as 190 mulheres aconteceu ontem, na UFRPE.

A secretária da SDSDH, Ana Rita Suassuna, ressaltou a importância da integração com o Pronatec e essa grande conquista com a formação de novas turmas. “A integralidade das políticas resulta no sentido do fortalecimento e empoderamento das pessoas, no caso de hoje, das mulheres. Pois só através do conhecimento, da busca incessante por novos saberes é que se alcança maiores conquistas e vocês estão de parabéns, são vitoriosas por fazerem parte disso, por terem acesso a esses cursos”, afirmou. E concluiu ressaltando o papel das universidades nesse contexto. “Deixo aqui o registro de agradecimento a minha equipe da Prefeitura do Recife e o trabalho conjunto com a UFRPE, pois acredito ser este o papel das instituições de ensino superior, ultrapassar os muros. A universidade que não chega à população não está cumprido o seu papel social. E aqui estamos na prática vendo e contribuindo para que isso ocorra”, finalizou.

Para a Secretária Executiva da Mulher, Conceição Costa, com a formatura cumpre-se uma tarefa enquanto gestora e gestor público que é garantir oportunidades, algo tão escasso nos dias de hoje. “Parabenizo essas mulheres mil por essa nova conquista, tão significativa e importante para nós gestoras e gestores. Isso é apenas o começo, pois o verdadeiro empoderamento apenas se estabelece no ambiente sócio-econômico. Se não podemos manter nosso corpo, a nossa vida, nossa família, nós não temos poder, não somos empoderadas, e esse é o passo. Estamos juntas nessa caminhada, nós é que agradecemos a confiança de todas vocês por permitirem esse processo de formação e capacitação”, comemorou.

A confiança no caminhar da formação junto ao poder público ressaltada por Conceição Costa reflete-se no sentimento das vitoriosas mulheres concluintes, como é o caso de Maria de Lurdes, do Ibura de Baixo. “Fiz o curso de camareira, recebi o certificado e estou muito feliz, tenho certeza que isso mudará minha vida. Aguardo e tenho confiança que o emprego vai aparecer. Essa é a mesma confiança que tenho quando dei início ao curso e hoje estou aqui pra comemorar”, exaltou.

Outra experiência exitosa é a de Lígia Cavalcanti, dos Torrões, formanda em Horticultor Organico. “Este é o quinto curso que participo. Até minha mãe eu trouxe em outra edição. Já fiz pra cabeleireira, camareira e cada vez mais me capacito para melhorar na vida. Se não fosse essa oportunidade não sei o que estaria fazendo hoje”.

Os depoimentos de Maria de Lurdes e de Lígia refletem o desejo da maioria das mulheres que lotaram o auditório do salão nobre da UFRPE. Serem as protagonistas de suas próprias vidas e escolhas, sempre na batalha por um futuro melhor para elas e suas famílias. Como afirmou a reitora da instituição, Maria José de Sena, ao mencionar que o ‘aprender’ não tem idade, cor, nem sexo. “Vocês escolheram os cursos, escolheram estar aqui hoje, a escolha é sua por uma vida melhor e temos certeza que esse novo passo fará muita diferença no futuro”.

Também presente à solenidade estava o Vice-Prefeito do Recife e padrinho das turmas, Luciano Siqueira, que em sua fala citou a necessidade de ouvir os anseios, angústias e desejos de cada uma presente na ocasião, pois uma cidade só se governa dessa forma, ouvindo as pessoas. “Parabenizo a todas por esse grande feito, em nome da prefeitura e do Prefeito Geraldo Júlio. Este foi apenas o primeiro passo. O caminhar é assim, lutar para conquistar e não ficar parado, assim como vocês, exemplos pra todos nós”, ressaltou.

Ao final da cerimônia uma surpresa estava reservada às formandas. O cantor Augusto César adentrou ao auditório cantando seus maiores sucessos, músicas românticas para o deleite das formandas. Ele, por fim, também recebeu homenagens da Prefeitura e da UFRPE pelo apoio à causa e participação de um momento tão singular.

Presentes à mesa as coordenadoras adjuntas do PRONATEC-CODAI-UFRPE, as Professoras Suely Alves de Lima e Aurenice Loio Vaz; o coordenador adjunto do PRONATEC-CODAI-UFRPE, Everson Batista Oliveira; o vice-direitor do CODAI, o Professor Michel Saturnino Barboza; a Secretária Executiva da Mulher do Recife, Conceição Costa; a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o vice-reitor, Marcelo Brito Carneiro Leão e a magnífica reitora da UFRPE, Maria José de Sena.

Aula Inaugural

Um dia antes da cerimônia de conclusão, na segunda-feira (26), houve a aula inaugural de três novos cursos com o total de 60 mulheres, ocorrida no Núcleo de Assistência Social Cristã Emanuel – NASCE, em Boa Viagem. As turmas são de Agente de Resíduos Sólidos; Organizador de Eventos e Encadernador Gráfico.