NOTÍCIAS

Administração | 28.10.21 - 19h00

Prefeitura do Recife informa o funcionamento dos serviços públicos no feriadão do Dia de Finados

 

Alguns serviços da Prefeitura do Recife funcionam de forma diferente na próxima segunda (1) e terça (2) em razão do ponto facultativo do Dia do Servidor, transferido do dia 28/10, e do Dia de Finados, feriado nacional. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou uma programação especial, no dia 2, para quem visitar os cemitérios municipais. Já os mercados públicos e feiras livres da cidade vão funcionar no sábado (30), no domingo (31), na segunda (1º) e na terça-feira (2). A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição dos recifenses e dos turistas no domingo e no Dia de Finados. A vacinação contra a covid-19 também ocorrerá normalmente durante os dias 1 e 2.

EDIFÍCIO-SEDE - Devido ao feriado de Finados, na terça-feira, os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados na segunda-feira e terça-feira. As atividades na sede do Executivo Municipal voltam a acontecer normalmente na quarta-feira, dia 03 de novembro.

CEMITÉRIOS MUNICIPAIS - A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está realizando uma série de serviços nos cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea), com o intuito de proporcionar mais conforto ao público no próximo Dia de Finados.  A expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas circulem pelos locais durante a data. O horário de atendimento, que normalmente é das 07h às 17h, no dia 02 fica estendido até às 18h.

No Cemitério de Santo Amaro, haverá seis missas ao longo do dia, nos seguintes horários: 7h, 8h30 (com terço), 10h (com Dom Fernando Saburido), 12h, 14h30 (com terço) e 16h. No Parque das Flores, as missas ocorrerão às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h (com Dom Fernando Saburido). Já no Cemitério da Várzea, as missas vão ser celebradas às 7h e às 10h. Haverá um culto evangélico no local às 15h. E hinos e louvores das 7h às 16h. Em Casa Amarela, as missas serão às 7h e às 11h.

TURISMO E LAZER - A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife irá montar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer no próximo domingo (31) e no feriado (2). O percurso exclusivo para bicicletas, que passa por mais de 30 bairros e inúmeros atrativos turísticos, fica disponível das 7h às 16h. Além disso, os parques Santana e Macaxeira estarão abertos normalmente, oferecendo também mais um espaço ao ar livre para lazer na cidade. Outra novidade é que no próximo domingo o Segundo Jardim volta a ser aberto para o lazer, das 7h às 19h.

MEIO AMBIENTE  - O Jardim Botânico do Recife (JBR) estará fechado nesta segunda (1) e terça-feira (2), devido aos feriados do Dia do Servidor Público e de Finados. O equipamento ambiental retoma suas atividades na quarta-feira (3), das 09h às 15h, com entrada gratuita.  

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na segunda e terça-feira. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quarta-feira (3), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

COMPAZ E BIBLIOTECAS -  No dia 2 de novembro, feriado de Finados, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Às segundas os Compaz são fechados para manutenção interna. Os equipamentos retornarão às suas atividades normais na quarta-feira, 3 de setembro. 

MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS LIVRES - Os mercados públicos e feiras livres do Recife vão funcionar de sábado a terça. No próximo dia 30, de 6h às 18h; no próximo domingo, de 6h às 13h; na segunda-feira, de 6h às 18h e no Dia de Finados, de 6h às 13h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Na segunda-feira e na terça, o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. No sábado e no domingo, esses serviços também estarão disponíveis.

No dia 1º e no dia 2, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriadão. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

Na quarta-feira (3), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

SAÚDE - Nesta segunda (1º) e terça-feira (2), feriado do dia do servidor público e de finados, a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 26 pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura do Recife. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na quarta-feira (3). Apenas cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).  

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado)  estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura). 

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quarta-feira (3). O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Em função do feriado nacional de Finados, o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), no Cordeiro, não funcionará nos dias 1º e 2 de novembro, retomando as atividades a partir do dia 3. O agendamento para castrações de cães e gatos na primeira quinzena de novembro será feito na quarta-feira, primeiro dia útil do mês. As marcações podem ser feitas pelo site da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) - seda.recife.pe.gov.br/ - ou pela central telefônica, 4042-3034, com atendimento das 9h às 17h.

CREDPOP RECIFE - Excepcionalmente devido aos feriados do Dia dos Servidores - transferido para o dia 1º de novembro - e o de Finados, no dia 2, as inscrições para novo lote de pré-cadastro do programa Crédito Popular do Recife, o CredPop Recife, serão feitas na quarta-feira (3), a partir das 12h. Os cadastros podem ser feitos na plataforma do Conecta Recife, tanto em smartphones - disponível nas lojas de aplicativo iOS e Android - quanto pelo site https://conectarecife.recife.pe.gov.br/credito-popular/. No próximo mês, serão liberadas 1.500 vagas para a população.

ACADEMIA RECIFE - Todas as unidades da Academia Recife irão funcionar neste sábado (30), apenas no horário da manhã, das 6h às 10h. Devido ao feriado estendido, todas as unidades estarão fechadas nos dias 1 e 2 de novembro, voltando ao funcionamento normal na quarta-feira 03/11. Os agendamentos podem ser realizados no aplicativo MUDE.

CULTURA - Normalmente fechados para atendimento ao público às segundas, os teatros, museus e demais espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife também não terão expediente de visitação na próxima terça-feira (2), dedicada à memória e à celebração das histórias de vida que nos fundaram e precederam.

Para quarar a saudade a céu aberto, os parques Dona Lindu e Sítio Trindade estarão abertos das 6h às 21h e das 5h às 20h, respectivamente.

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALA DO EMPREENDEDORISMO - Em razão do feriado de Finados (2) e da realocação do feriado referente ao Dia do Servidor, as Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta segunda (1) e terça-feira (2). Os serviços retornam na quarta-feira (3) nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) e no edifício sede da Prefeitura (Sala do Empreendedorismo). Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.