Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 28.10.22 - 13h43

Cineteatro do Parque exibe curtas do Projeto Recife Incluído na noite de hoje

img_alt

A partir das 18h, será celebrada a estreia de 10 filmes, rodados a partir dos argumentos de jovens de várias partes da cidade, selecionados pela Prefeitura do Recife. Exibição será gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 17h, celebrando novos olhares para o audiovisual pernambucano. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)


Na noite de hoje (28), o Recife está convidado a celebrar sua produção audiovisual, conjugando no futuro sua consagrada vocação cinematográfica. A partir das 18h, no Cineteatro do Parque, será apresentado o resultado do projeto Recife Incluído, realizado pela Prefeitura do Recife.

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, o Recife Incluído selecionou 10 argumentos, escritos e inscritos por autores iniciantes, na faixa etária de 18 a 29 anos, de diversas regiões da cidade, para transformar em curtas-metragens roteirizados e rodados pelas produtoras Luni, Plano 9 e Foco 3. Os jovens vencedores ainda participaram de oficinas e puderam acompanhar etapas do processo de realização dos curtas.

A exibição dos curtas, que oferecem um retrato da cidade, a partir de ângulos e pontos de vista raros na telona, será gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do Parque, a partir das 17h. 

Os dez jovens autores, além de diretores e representantes das produtoras, estarão presentes na primeira exibição pública dos filmes, rodados e editados no ano passado. 

Para assegurar que a inclusão que batiza e baliza o projeto se confirme também no lançamento dos filmes, a exibição contará com a presença de intérpretes de libras.

Orçamento – O Projeto Recife Incluído foi executado com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Alencar, repassados ao poder público municipal pelo Ministério do Turismo.

Confira a relação dos 10 curtas resultantes do projeto, com os nomes dos jovens responsáveis pelos argumentos e seus respectivos diretores: 

 

A Teimosia da Brasília

Argumento: Maria Eduarda Virões

Direção: Izabel Carvalho

 

Ágora

Argumento: Rute Silva

Direção: Eduardo Monteiro

 

As Cores do Frevo que Virá

Argumento: Leonardo Pereira Lopes

Direção: Bernardo Valença

 

Assumidamente NeGRo

Argumento: Luiz Apolinário

Direção: Leo Crivellare, Luiz Apolinário

 

Detrás do Olhar

Argumento: Tami Acyoli

Direção: Lula Queiroga

 

Musas – Mulheres Surdas na Arte

Argumento: Letícia Lima

Direção: Caroline Oliveira

 

Nosso Morro, Meu Universo

Argumento: Bhrendo Barbosa

Direção: Carol Correia, Mannu Costa

 

O Cinema Ainda é a Maior Diversão

Argumento: Anderson Serafim

Direção: Nando Lemes

 

Priscilla e o Integrarte na Pandemia

Argumento: Priscilla Mesquita de Almeida

Direção: Tuca Siqueira, Priscilla Mesquita de Almeida

 

Sua Majestade, o Passinho

Argumento: Gabriel Nogueira

Direção: Carol Correia, Mannu Costa