Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 28.10.22 - 16h47

Em mais uma ação do programa Recife Limpa, Canal do Jordão recebe mutirão de limpeza e ordenamento urbano

img_alt

Equipes da Prefeitura do Recife percorreram quatro quilômetros de extensão do curso d´água realizando a retirada de equipamentos irregulares. (Foto: UENNI/PCR)

 

A manhã desta sexta-feira (28) marcou mais uma ação do programa Recife Limpa, lançado na última quarta-feira (26) e que visa  ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto dos resíduos, com ampliação do efetivo e da rede de equipamentos como papeleiras e contentores. O Canal do Jordão, na Zona Sul, foi alvo de uma ação de limpeza e ordenamento urbano que contou com vários órgãos da Prefeitura, como Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Secretaria Executiva de Defesa dos Animais (Seda) Secretaria de Inovação Urbana e Guarda Civil Municipal. . O objetivo foi promover a retirada de instalações irregulares, aumentando a mobilidade, além de realizar a limpeza do curso d´água e de seu entorno. A ação será estendida a outros canais do Recife.

 

As equipes da Prefeitura percorreram um total de quatro quilômetros do Canal do Jordão. Foram retiradas oito baias para cavalos, placas de publicidade instaladas irregularmente, além de construções em madeira e alvenaria, bem como pontos de descarte de material reciclável. Não foram retiradas moradias existentes no entorno do canal. Ao todo, três caminhões-caçamba participaram da iniciativa. 

 

“A intervenção foi feita em conjunto com a comunidade, e não apenas com o poder público chegando e retirando coisas. É um trabalho de conscientização para que não ocorra a ocupação desordenada e para que o canal seja bem cuidado. O descarte irregular feito nos cursos d´água, além de ser prejudicial ao meio ambiente, acarreta sérios problemas na drenagem do município, especialmente no período chuvoso”, explica o secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar.

 

“A população colaborou com a ação, e esse é justamente o conceito do Recife Limpa. Há algumas situações pontuais de equipamentos instalados irregularmente, mas que são fonte de sustento de algumas famílias. A Secretaria de Inovação Urbana está avaliando cada um para encontrar soluções que não prejudiquem as pessoas”, completa.

 

Dentro do Recife Limpa estão sendo instaladas mais de seis mil lixeiras pela cidade. A frota de caminhões de limpeza também foi 100% renovada, garantindo mais agilidade e eficiência na coleta dos resíduos. Além disso, foram contratadas mais 305 profissionais para integrar o time que cuida da limpeza urbana. Com isso, o Recife agora conta com um efetivo de 3,3 mil pessoas envolvidas no trabalho de coleta e limpeza da cidade. A varrição, cuja capacidade era de 11,5 mil km mensais, salta para 21,4 mil km mensais. Importantes corredores viários e de pedestres como a Avenida Boa Viagem e a Conde da Boa Vista ganharão renovação completa de contentores (carrinhos para acondicionar lixo, o que facilita a operacionalização da coleta). No total, 13 deles serão instalados na Conde da Boa Vista, enquanto a orla de Boa Viagem passará a contar com 57 equipamentos similares.

 

O Recife Limpa é um movimento de convite à população para deixar a cidade cada vez mais limpa. Além da ampliação de serviços na cidade, a ideia principal é fomentar o descarte correto do lixo. Foi ampliado o número de papeleiras, equipamentos e equipes para fazer esse tipo de serviço em toda a cidade. Como explicou o prefeito João Campos (PSB) no dia do lançamento do programa, “A Prefeitura faz a parte dela, a gente não tira a nossa responsabilidade, mas não é papel só da Prefeitura cuidar da limpeza. É papel de todo mundo manter a cidade limpa e colocar o lixo no lugar certo”.