Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.10.23 - 15h05

Mutirão Todos pelo Recife leva serviços para a comunidade de Bola na Rede

img_alt

Neste sábado (28), moradores receberam diversas ações municipais na Escola Municipal Bola na Rede. Comunidade será contemplada ainda com requalificação de escadarias e corrimãos e criação de uma área de convivência para a população. (Foto: Hélia Scheppa/PCR)

 

Moradores da comunidade de Bola na Rede, no bairro da Guabiraba, foram contemplados com o mutirão Todos pelo Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, neste sábado (28). Ao longo de toda a manhã, na Escola Municipal Bola na Rede, a população teve acesso a diversas ações e serviços públicos totalmente gratuitos, desde consultas médicas e atendimentos de saúde pelo Recife Cuida e emissão de documentos a apoio à empregabilidade, corte de cabelo e recreação para as crianças. A iniciativa é mais uma etapa do programa de escuta popular da cidade e concentra iniciativas de secretarias e órgãos municipais, promovendo transformações urbanas e sociais. O prefeito João Campos visitou o mutirão e conferiu de perto as ações realizadas. 

“É muito importante reunir diversos serviços da Prefeitura do Recife, de diversas secretarias, para atender uma área inteira da cidade. Hoje foram ofertados serviços que são muito esperados e que conseguimos, através do mutirão, dar mais velocidade no atendimento. Além disso, sempre procuramos realizar ações de infraestrutura também estão acontecendo obras no entorno da comunidade, como requalificação de escadarias e a construção de um espaço de lazer", disse o prefeito João Campos.

Assim como ocorreu nas edições anteriores, além dos serviços municipais, a comunidade de Bola na Rede também será beneficiada com obras em espaços públicos, escolhidas a partir da escuta ativa da Prefeitura do Recife junto aos moradores. As intervenções selecionadas são a requalificação de escadarias e corrimãos das ruas Afonso Rego, Jorge Eneias de Andrade, Valpiano Machado e das 1ª e 2ª Travessas Roque Paes Barreto, totalizando investimentos de mais de R$ 300 mil, bem como a manutenção de iluminação pública, poda e capinação. Além disso, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, está sendo revitalizado um trecho da Av. Padre Mosca de Carvalho para construção de uma área de convivência, que inclui banco, jardineira, paisagismo e arte urbana do artista Almir Pedro, bem como mobiliário urbano para incentivar a prática de exercícios físicos, atendendo às necessidades da população local.

"A importância de um mutirão como esse é que conseguimos uma concentração de serviços prestados que oferecemos todos os dias através da Prefeitura e, como hoje é um sábado, também há a facilidade das pessoas da comunidade comparecerem. O mutirão é o retrato do que oferecemos para a população todos os dias", explicou Aldemar Santos, secretário de Governo e Participação Social do Recife. 

Durante a visita, os alunos e alunas da Escola Municipal Bola na Rede prepararam uma surpresa ao prefeito João Campos. As irmãs Clara Cristina da Silva e Clarisse Cristina da Silva, ambas com 6 anos, do 1º ano da escola municipal, produziram um presente para o irmão mais novo do prefeito, Miguel, enquanto as alunas Ágatha Beatriz de Lima, 10 anos, e Anna Ariely, 9 anos, do 4º ano, fizeram um quadro com materiais recicláveis. Também foram entregues ao prefeito diversas cartas escritas pelos alunos e alunas com agradecimentos e pedidos de melhoria para a comunidade, muitos dos quais já estão sendo atendidos.

Entre os serviços disponíveis, a população pode atualizar o cadastro no CadÚnico; emitir primeira e segunda vias de carteira de identidade, certidões de casamento, de nascimento e de outros documentos; atendimento jurídico, realizar denúncias e tirar dúvidas com o Procon Recife; cortes de cabelo; apoio para encontrar vagas de emprego e se cadastrar na plataforma GO Recife. Os moradores puderam participara do laboratório de formação da 1ª infância, de ações de educação sanitária e ambiental, caminhão da malhação, aulão de judô, assim como a divulgação da Política Municipal LGBTI+.

"Estamos em mais um mutirão integrado, onde a Secretaria de Saúde participa com vários serviços, como médicos generalistas, dermatologistas, oftalmologistas, exames preventivos com a nossa equipe de enfermagem, dentistas, vacinação e muitos outros. São vários serviços oferecidos para essa comunidade que tanto precisa. Apesar de ser uma área coberta pela estratégia de saúde da família, serviços como dermato, oftalmologista e até o generalista mesmo, são de grande importância. Esperamos que, no final desse mutirão, as necessidades de várias pessoas da comunidade tenham sido atendidas", afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. 

As mulheres também usufruíram dos serviços oferecidos pela Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, equipamento que faz atendimento itinerante com o objetivo de ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento à violência do Recife. A estrutura também vai realizar o cadastro na Rede de Artesãs. Já a criançada poderá brincar à vontade com a recreação infantil, contação de histórias e participar do “pegue-leve” de livros.

ASSUNTOS: