NOTÍCIAS

| 28.11.11 - 09h09

Agentes de saúde da Zona Norte realizam a 4ª Mostra de Educação e Saúde

Evento acontece logo mais no SEST/SENAT em Beberibe

 Por Victor Ferreira

A  Secretaria de Saúde do Recife realiza a partir das 9h30 desta segunda-feira (28), a 4ª Mostra de Educação e Saúde, que este ano terá como tema “Educação e Saúde em parceria por uma ambiente mais saudável”. O evento será no auditório do SEST/SENAT (Av. Beberibe, n° 3620, Beberibe), que fica próximo ao conjunto habitacional João Paulo II. As atividades acontecerão até às 12h30.
 
O objetivo da ação é apresentar um levantamento do trabalho feito pelos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (ASACE), em todo o distrito sanitário II, zona norte do Recife, nos anos de 2010 e 2011. Serão mostrados todos os trabalhos educativos, com a intenção de mostrar o outro lado destes agentes, que é o lado educador e o envolvimento deles com as escolas.
 
A ação será dividida em dois momentos: primeiro será apresentada a história do Programa de Saúde Ambiental, mostrando a sua evolução, e depois a exposição de registros fotográficos, mostrando a equipe, o local, o público e o período em que cada ação foi desenvolvida.
 
Cerca de 110 agentes de saúde ambiental estarão envolvidos na ação, apresentando os seus trabalhos neste biênio para o público alvo do evento. Além das escolas do distrito, estarão presentes profissionais do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), os Asinhas (jovens aprendizes que atuam como agentes de saúde ambiental) e os gerentes de território.
 
Na programação, além das apresentações, estão inclusas a abertura com apresentação lúdica da Escola de Frevo do Recife e, na seqüência, uma apresentação de teatro, feita pelas escolas. Mais tarde haverá um desfile de moda com material reciclado e, para encerrar, uma apresentação de teatro, feita pelos Asinhas, com o tema “vestindo o planeta Terra: a educação que produz saúde”.

De acordo com a organização do evento, a participação da escola na comunidade é muito importante para a preservação do meio ambiente. “As escolas têm que estar envolvidas nas reuniões da comunidade, para que elas saibam da importância da preservação do meio ambiente e passem para seus alunos”, disse Edvaldo Lopes, coordenador de educação e saúde do distrito sanitário II.