NOTÍCIAS

| 28.11.11 - 15h32

Agentes do Distrito Sanitário II apresentam trabalhos realizados no biênio 2010/2011

[caption id="attachment_10882" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

Por Victor Ferreira

A Secretaria de Saúde do Recife realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a 4ª Mostra de Educação em Saúde, que teve como tema “Educação e Saúde em parceria por um ambiente mais saudável”. O evento aconteceu no auditório do SEST/SENAT (Av. Beberibe, n° 3620, Beberibe).

A ação começou com um alongamento, ministrado pela professora Daniele Ribeiro, que é profissional de Educação Física do programa Academia da Cidade e dá aulas no pólo Alto do Capitão. Os agentes de saúde e os alunos das escolas municipais do Distrito Sanitário II que estavam presentes e foram acompanhar as apresentações participaram da atividade.

Em seguida a gerente do DS II, Silvana Moreira, e o gerente do Programa de Saúde Ambiental (PSA), Otoniel Barros, abriram a programação fazendo um agradecimento a todos os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (ASACE). Na sequência, houve um teatro de fantoches, explicando a importância da reciclagem do lixo, e depois a Escola de Frevo do Recife fez a sua exibição.

Depois do acolhimento, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) apresentaram seus trabalhos realizados durante o biênio 2010/2011.

O objetivo do evento é “mostrar o lado educador dos agentes de saúde, além do comprometimento que eles têm com o trabalho deles”, disse o coordenador de educação e saúde do distrito sanitário II, Edvaldo Lopes.

Silvana Moreira explicou a importância de um evento como este. “É fundamental uma ação como esta, porque nós vamos compartilhar com a equipe do distrito e com as escolas, todo o trabalho desenvolvido pelos ASACE’s durante o ano. E estas crianças que vão acompanhar são grandes agentes multiplicadores de ações deste tipo, que interferem na qualidade de vida das pessoas. Esperamos produzir cidadão que controlem o meio ambiente”, explicou a gerente.

“O Programa de Saúde Ambiental é essencialmente educativo. Nós temos que incentivar e apoiar ações como esta, para que elas venham a acontecer mais e mais vezes”, declarou Otoniel Barros.