Mostras descentralizadas preparam o Recife para o 3º Festival de Teatro dos Círculos Populares
Em todas as regiões turmas do CPEL montaram suas próprias peças
Com o objetivo de sensibilizar a população do Recife para o teatro, a Prefeitura do Recife vem realizando mostras em todas as RPAs dentro da programação do 3º Festival de Teatro dos Círculos Populares. Na próxima quarta-feira (30), o Nascedouro de Peixinhos e o Salão da ONG SOS Aldeia Brasil, no Engenho do Meio, recebem as duas últimas.
Além de uma forma de lazer e produção de bens sociais, as mostras descentralizadas do 3º Festival de Teatro dos Círculos Populares vêm introduzindo o teatro em turmas dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL) que nunca haviam trabalhado esta linguagem artística. Já receberam suas mostras o Sítio da Trindade, o CSU de Areias, o Geraldão e no último sábado (26), foi a vez dos participantes da RPAs 1 e 6 realizarem a sua mostra na Casa da Cultura. “Nas reuniões de preparação para o festival surgiu essa idéia de envolver as turmas de ginástica e dança neste no evento, então eles participaram dessa construção, escolheram o local e se prepararam para as mostras em cada RPA”, contou Marina Boa Viagem, coordenadora da diretoria de lazer e cidadania do Geraldão.
Participante da oficina de ginástica dos Círculos, a aposentada Tereza Oliveira, 67 anos, fez o papel de um homem que bebia muito e batia na esposa, em uma peça que teve a Lei Maria da Penha como tema. “Eu achei maravilhoso. Nunca havia assistido teatro quanto mais atuado. Estou até com vontade de fazer aulas de teatro agora”, disse ela. Inspiração para a encenação, Marlene Henrique Dias, 65, aprovou a atuação das colegas. “Essa peça foi baseada em uma história da minha vida. Contei para as amigas de turma e elas se dispuseram a fazer essa peça educativa. Fiquei muito emocionada, mas já superei tudo e estou muito feliz”, afirmou.
O 3º Festival de Teatro será realizado nos próximos dias 02, nas ruas do centro, e 03, no Teatro Apolo.
Mostras Descentralizadas
Quarta-feira - Dia 30
8h – RPA 4 – Salão da SOS Aldeia Brasil (Na praça do Engenho do Meio)
14h – RPA 2 – Nascedouro de Peixinhos