NOTÍCIAS

Cultura | 28.11.12 - 11h27

Homofobia é tema de debate em escola da rede municipal

[caption id="attachment_28841" align="alignleft" width="334"] objetivo do encontro é orientar crianças e adolescentes sobre o respeito à diversidade. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

Estudantes assistem a documentários e dialogam sobre respeito à diversidade

Por Edgar Lima

Nesta terça-feira (27), cerca de 60 alunos da Escola Municipal São Cristóvão, no Brejo da Guabiraba, participaram de um cine-debate sobre homofobia e violência sexual. A ação foi promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife (SDHSC), por meio da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), em ação conjunta com o Grupo de Trabalho em Orientação Sexual (GTOS), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

O encontro teve como objetivo orientar crianças e adolescentes sobre o respeito à diversidade, tornando-os multiplicadores da cultura da paz e aceitação entre a comunidade escolar e entorno.

Na ação a gestora da GLOS, Rivânia Rodrigues, ressaltou a relevância da atividade, explicando que o intuito é combater a homofobia e ensinar as leis existentes para os estudantes. “Conseguimos, assim, educar uma nova geração para que entenda e aceite as várias formas de famílias na sociedade”, disse.

Na ocasião foram exibidos os curtas: “Garotas da Moda”, da cineasta Tuca Siqueira, que conta a vida de cinco travestis do município de Goiana – PE. O segundo foi “Por outros Olhos”, fruto de uma parceria do Grupo Arco-Íris e a UFRJ, que retrata um mundo onde todos são homossexuais, mostrando um menino e uma menina que se apaixonam. Na realidade trocada, eles dois, héteros, têm de enfrentar os preconceitos e discriminações que LGBTs enfrentam no considerado mundo real.

O terceiro curta exibido foi o documentário “Vista minha Pele”, de Joel Zito Araújo, paródia da realidade brasileira que discute o racismo e o preconceito, mostrando negros pertencendo à classe dominante e brancos escravizados. “Estamos trabalhando junto aos alunos e à comunidade vizinha da unidade escolar, para que a homofobia possa ser combatida”, reforçou a gestora da Escola Municipal São Cristóvão, Ednilze Nascimento de Melo.

É legal poder debater sobre esse tema e acabar com os preconceitos existentes na sociedade”, defendeu a estudante Maria Borba da Silva, do 8º ano da Escola Municipal São Cristovão.

A Prefeitura do Recife promoverá nesta quinta-feira (29) mais um cine-debate na Escola Sociólogo Gilberto Freire, no Bairro de Dois Irmãos, às 14h. O cine-debate faz parte da II Jornada de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco.