NOTÍCIAS

Cultura | 28.11.12 - 08h59

Prefeito inaugura obras de contenção no bairro do Passarinho

[caption id="attachment_28822" align="alignleft" width="334"] João da Costa ressaltou a função do OP na viabilização da obra. Foto: Carlos Oliveira[/caption]

Foi com muito entusiasmo que moradores do bairro do Passarinho receberam do prefeito João da Costa, na noite desta terça-feira (27), um conjunto de obras que trará mais tranquilidade e qualidade de vida à população. As intervenções, realizadas na Rua Primavera, tiveram um custo de R$ 1,1 milhão referente a construção de muro de arrimo, drenagem e pavimentação da via. A cerimônia contou com a participação de secretários municipais e lideres comunitários.

Na ocasião, o gestor municipal ressaltou a função do Orçamento Participativo (OP) na viabilização da obra. "Esta era uma área de alto risco, onde os moradores sofriam, principalmente, no período das chuvas. Mas que, através da mobilização de mais de dez grupos comunitários junto ao OP, foi possível realizarmos esta obra que trará mais segurança para a população, além de melhorar a auto-estima dos moradores. É preciso dizer, também, que muitas pessoas criticam quando gastamos mais de 1 milhão em obras deste tipo, alegando que elas não dão visibilidade ao prefeito. Elas ignoram que esta gestão tem princípios e optou por priorizar os que mais necessitam".

A obra, realizada pela Empresa de Urbanização do Recife (URB), está inserida no pacote de ações do 2 Plano de Obras do Orçamento Participativo, uma parceria da Prefeitura do Recife com o Governo do Estado. Beneficiada por essa iniciativa, a Rua Primavera recebeu uma contenção de 1.714 m³ e tela argamassada com uma área total de 388 m². No local, também foi construído uma canaleta com 800 metros de extensão para facilitar o escoamento das águas, além da construção de uma escadaria com 214 metros de extensão. "Antes não era possível andar por aqui despreocupado, era lama por todo lado o que causava muitos acidentes. Agora será diferente, não vou precisar mais me preocupar com os meus filhos quando eles estiverem brincando na rua", afirmou o segurança, Reginaldo da Silva Lopes, que reside na localidade.