NOTÍCIAS

| 28.11.12 - 16h49

Secretaria de Saúde garante serviços durante a 108ª Festa do Morro

Serviços compreenderão em ações do Samu, Vigilâncias Sanitária e Ambiental

Por Tádzio Estevam

Assim como em todos os anos, a Secretaria de Saúde estará presente na 108ª Festa do Morro com várias ações para garantir a saúde dos mais de 800 mil fiéis que sobem e descem as ladeiras para render homenagens à Nossa Senhora da Conceição. Nos dias 29 e 30 de novembro e 01, 02, 07 e 08 de dezembro, profissionais da Atenção à Saúde, das Vigilâncias Sanitária e Ambiental estarão a postos no atendimento oferecido à população.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Metropolitano Recife) montará na Unidade de Saúde da Família (USF) localizada na Rua da Conceição, 589 – Praça do Morro da Conceição, uma estrutura de prestação de serviços gerais, divididos por plantões com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Tanto na abertura dos festejos quanto no dia da procissão (08), uma unidade acompanhará todo o trajeto oferecendo retaguarda para quem não se sentir bem durante o cortejo.

Com relação à Vigilância à Saúde, que compreende a Vigilância Sanitária e a Vigilância Ambiental, algumas atividades já tiveram início. A Vigilância Sanitária já começou uma capacitação com os comerciantes que irão trabalhar na festa sobre boas práticas na comercialização de alimentos para o comércio formal e informal. Nos dias do evento, os profissionais fiscalizarão barraca por barraca garantindo a comercialização de alimentos em ótimas condições de consumo. As amostras suspeitas serão encaminhadas, imediatamente, para o Laboratório de Saúde Pública para análise e, caso haja comprovação de alguma irregularidade, a venda dos produtos será interditada.

Por conta da festa, a Vigilância Ambiental está reforçando o trabalho que já vem sendo desenvolvido no decorrer do ano. Cerca de 20 agentes de Saúde Ambiental estão concluindo o trabalho de desratização tanto no Morro da Conceição, quanto nas comunidades vizinhas. Centenas de quilos de raticida serão aplicadas em 3.811 imóveis. Além disso, outras ações de rotina também estão sendo reforçadas como o combate à dengue, tratamento perifocal de culex (muriçoca) no canal da Avenida Norte e a intensificação do monitoramento da qualidade da água para consumo humano.

ASSUNTOS: